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A palestra de Walter Werzowa
Walter Werzowa, criador da marca sonora da Intel, foi uma das palestras mais esperadas do 1º congresso de Sound Branding, que aconteceu no último fim de semana em Hamburgo, na Alemanha
Walter nasceu em Viena, na Áustria, onde estudou guitarra clássica e música eletrônica. Já nos Estados Unidos, estudou trilha sonora em Hollywood, na Universidade de Southern Califórnia.
Ficou famoso pela composição da marca sonora da Intel, que chama de Bong e que toca uma vez a cada cinco minutos, em algum lugar do mundo. Werzova também criou logos sonoras paraSamsung, Vodafone, Red Bull e CBS Film, sendo que esta última entrará no ar em 2010.
Começou contando: Muitas vezes, dentro do processo de criação de marcas sonoras, um cliente me pede para criar uma marca como a que fiz para a Intel. Respondo colocando um vídeo muito engraçado, onde aplico, no final, a logo sonora da Intel, completamente fora de contexto.
Trata-se de um filme que fala de absorventes femininos, onde a mãe natureza tenta vender o produto para jovens mulheres. Depois de cenas caricatas, ele aplica a logo sonora da Intel. Continua: "Em geral, o cliente fica completamente surpreso e entende que não se pode simplesmente criar um 'Bong' sem antes desenvolver o som do inicio, respeitando e traduzindo todo o conceito da marca em som".
Werzoga diz que música é uma linguagem universal, chega a qualquer ouvido e toca as pessoas do mundo todo. Dá exemplos de de pop stars como Michael Jackson que, mesmo cantando apenas em uma língua, tem sua sonoridade e canções reconhecidas e adoradas por toda parte.
É no mínimo indicativo para as marcas, que podem utilizar o som de maneira consciente e integrada ao seu conceito e dessa forma conversar de forma ainda mais profunda com seu público. Tocando-o através da linguagem universal do som.
Werzoga colocou, durante seu painel: Antes de se criar uma marca sonora, é muito importante entender onde ela será aplicada e qual o publico que irá escutá-la, para que se entenda bem sua sonoridade e os tipos de escalas a serem aplicadas. Cada caso é um caso.
Finalmente, assim como Adrian North e Julian Treasure, nosso vienense falou muito expressivamente da questão da responsabilidade na utilização do som, já que o mesmo tem profunda influência nas emoções humanas e sério impacto no ambiente.
Leia texto anterior sobre o Congresso aqui.
By Zanna, sócia da produtora carioca Zanna Sound, direto da Alemanha