Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
AlmapBBDO é agência + premiada
A AlmapBBDO foi a agência mais premiada do mundo em 2010, de acordo com o Gunn Report, estudo realizado por Donald Gunn (ex-diretor mundial de criação da Leo Burnett).
A agência brasileira já havia conquistado o topo do ranking em 2004 e 2005 e é a única latina e segunda no mundo a conseguir o primeiro lugar por três vezes.
Desde 1999, quando o primeiro ranking foi publicado, apenas a DDB Londres havia sido tri.
Fazer parte de uma das duas únicas agências do mundo a ganhar 3 vezes o Gunn Report é motivo um orgulho difícil de descrever, diz Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO.
Além da Almap, estão no ranking das 50 mais premiadas as brasileiras DM9DDB, em 19º, e a F/Nazca S&S, em 44º.
O Brasil foi o 5º país mais premiado. Em 2009, ficou na sétima colocação.
Os resultados estarão no site, que está sendo relançado na tarde desta sexta-feira (21).
A AlmapBBDO conquistou o primeiro lugar com 55 pontos, cinco a mais que a segunda colocada. Foram 28 pontos para mídia impressa, 14 para filmes, nove para internet e quatro em All Gunns Blazing. Ela foi a 11ª agência digital mais premiada do mundo. A DM9DDB foi a 17ª agência digital mais premiada.
A campanha da AlmapBBDO para a revista Billboard foi a segunda entre os 50 anúncios e campanhas impressas mais premiados do mundo em 2010.
Nesta categoria, a AlmapBBDO incluiu também o anúncio "Textão Passat", para a Volkswagen, em 24º lugar; a campanha Até onde vai a sua criatividade?, para a Panamericana Escola de Arte e Design, em 26º; e a campanha de "Cafiaspirina", da Bayer, em 28º.
A Ogilvy Brasil entrou no ranking com Whopper Face, para o Burger King, em 23º. A DM9DDB está na lista com a campanha para Terra Travel, em 27º e para Fedex, em 40º.
O primeiro lugar foi para a campanha criada para a DIXONS.CO.UK pela M&C Saatchi, de Londres.
A AlmapBBDO é a única agência brasileira no ranking das 30 campanhas digitais mais premiadas do mundo: Fox do avesso, para a Volkswagen, está em 20º lugar. Nesta categoria, a campeã é a Facebook Showroom, para a Ikea, criada pela sueca Forsman & Bodenfors.
Na categoria All Gunns Blazing (campanhas integradas), a única brasileira do ranking das 30 mais premiadas do mundo é a Xixi no Banho, da F/Nazca.
A campeã é a Livestrong Campaign, da Wieden+Kennedy, de Portland, para a Nike. Não há filmes brasileiros entre os 50 mais premiados do mundo no ano passado.
Para compor o ranking de 2010, Donald Gunn analisou a performance das agências em 46 festivais mundiais, regionais e locais: 41 em filmes, 19 para mídia impressa, 18 para mídia digital e 18 para a categoria All Gunns Blazing.
Além das agências, o Gunn Report apresenta os mais premiados do mundo em anúncios e campanhas em TV e cinema, em mídia impressa, em internet, All Gunns Blazing, países, anunciantes, produtoras, diretores e redes de comunicação.
Abaixo, as agências mais premiadas do mundo desde 1999:
1999 BMP DDB (Londres)
2000 Abbott Mead Vickers BBDO (Londres)
2001 Dentsu (Toquio e Osaka)
2002 Wieden + Kennedy (Portland)
2003 Crispin Porter + Bogusky (Miami)
2004 AlmapBBDO (São Paulo)
2005 AlmapBBDO (São Paulo)
2006 DDB Londres
2007 TBWAChiatDay (Nova York, Los Angeles)
2008 BBDO (Nova York)
2009 DDB Londres
2010 AlmapBBDO (São Paulo)
Veja os resultados do Gunn Report 2009 aqui.