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Mercado

Pão de Açúcar anuncia lucro

04.11.08

As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar atingiram receita bruta R$ 5.055 bilhões no terceiro trimestre de 2008 (3T08), crescimento de 22,4% em relação ao 3T07. As vendas líquidas cresceram 26,0% no mesmo período, totalizando R$ 4.407 bilhões.

As vendas brutas registraram incremento de 10,3% no trimestre, enquanto as vendas líquidas cresceram 13,6%. Nos dois casos, o desempenho foi superior à inflação verificada no período. As vendas de não-alimentos cresceram 16,1%, com destaque para a sub-categoria de eletro-eletrônicos.

Já a categoria de produtos alimentícios registrou crescimento de 8,5%, também acima da inflação do período. 

Segundo a empresa, o desempenho das vendas no período é resultado do posicionamento adotado pela companhia em busca da maximização dos recursos existentes e do incremento verificado tanto no tráfego de clientes como no valor do ticket médio.

Nos últimos 12 meses, 28 lojas foram abertas, em linha com a estratégia do Grupo que visa à adequação da rentabilidade e dos retornos sobre os investimentos em lojas novas e em unidades já existentes. 

Os destaques do período, com crescimentos superiores à média do Grupo, foram: Extra e Extra-Eletro, impactados positivamente pelo desempenho da categoria de não-alimentos, e CompreBem, que reflete o posicionamento mais agressivo da bandeira em relação à competitividade de preços.

Outra iniciativa que contribuiu positivamente para o desempenho das vendas neste período foi a campanha de aniversário de 60 anos do Grupo Pão de Açúcar, iniciada no final de agosto com ofertas que incluíram produtos não-alimentícios, válidas para todas as lojas.

Nos primeiros nove meses do ano, as vendas brutas totalizaram R$ 14.934 bilhões e as vendas líquidas atingiram R$ 12.890 bilhões, com crescimentos de 19,4% e 21,9%, respectivamente.

O Grupo Pão de Açúcar obteve lucro líquido de R$ 82,5 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa um salto de 137,8% sobre o ganho de R$ 34,7 milhões apurado no mesmo período de 2007.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido somou R$ 179 milhões, um crescimento de 82,3%. 

O resultado do Pão de Açúcar medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 357 milhões, com avanço de 49,9% sobre o montante registrado em igual intervalo de 2007. A margem Ebitda, que mede a relação entre este indicador e a receita líquida, subiu de 6,8% para 8,1% nesta comparação.


No acumulado do ano, o Ebitda pro-forma somou R$ 961,7 milhões, com alta de 37,2%. A margem Ebitda avançou 0,9 ponto percentual, para 7,5%.


 

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