Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Você tem Síndrome Metabólica?
No começo deste mês de abril ocorreu o 3º Congresso Internacional de Pré-Diabetes e Síndrome Metabólica em Nice, na França, que contou com a participação de mais de 5 mil profissionais de saúde de todo o mundo.
Trata-se de tema muito atual, cujo impacto na saúde é muito relevante. Apenas como ilustração, estima-se que, nos Estados Unidos, a Síndrome Metabólica atinja cerca de 24% da população adulta. Acomete tanto os homens quanto as mulheres.
O que é Síndrome Metabólica?
Síndrome metabólica é o nome que se dá ao conjunto de alterações orgânicas que com muita frequência coexistem e que aumentam muito o risco da pessoa ter doença do coração e diabetes.
Acredita-se que estas alterações sejam resultantes da ação ineficiente do hormônio insulina, caracterizando a chamada resistência à insulina. Este hormônio é fundamental não só para o controle das taxas de glicose no sangue, mas também em inúmeras funções no fígado, tecido gorduroso, rins e até mesmo nos vasos sanguíneos. Esta situação é muito comum na obesidade do tipo masculina (visceral), com acúmulo de gordura na região abdominal.
Quais as principais alterações orgânicas que existem na síndrome metabólica?
Além da obesidade do tipo visceral, existe a hipertensão arterial, alteração das gorduras no sangue (colesterol, triglicérides) podendo ocorrer também a elevação da taxa de açúcar no sangue, até níveis de diabetes. Além disso, podem ocorrer outras alterações como elevação do ácido úrico no sangue, perda de proteína na urina e predisposição a trombose, por alterações de proteínas implicadas na coagulação.
Qual o prejuízo para a saúde em quem é portador da síndrome metabólica?
Os pacientes com síndrome metabólica têm maior risco de desenvolvimento de arteriosclerose e doença cardiovascular, como infarto do miocárdio e AVC (derrame).
É possível evitar os malefícios da síndrome metabólica?
É importante salientar que estes "comemorativos clínicos" que oferecem grande risco cardiovascular são modificáveis, podendo reduzir de forma importante os malefícios da síndrome metabólica. A redução do peso corporal, atividade física regular e, quando prescritas por um médico, medicações para controle do colesterol, da pressão arterial e das taxas de glicose, são indicados nestes casos.
Dr André F. Reis
Endocrinologia e Metabologia
e-mail: andrefreis@terra.com.br
veja temas anteriores aqui