Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Peugeot apresenta concept car
100% elétrico: o novo concept car da Peugeot é um roadster de dois lugares, com estilo futurista, projetado para 'proporcionar sensações intensas' e comemorar os 200 anos da marca.
O EX1 já detém recordes mundiais de aceleração partindo do repouso, resultados obtidos graças a sua aerodinâmica, leveza de estrutura, a seus dois motores elétricos, que produzem uma potência máxima acumulada de 340 cv, e a motricidade nas quatro rodas.
O bólido futurista é inteiramente dedicado às sensações do piloto e, ao mesmo tempo, ecologicamente responsável.
Com arquitetura original que lembra carros-conceito como Asphalte e 20Cup, o modelo é apresentado quando outro elétrico da marca começa a ser comercializado: o iOn.
A estrutura do EX1 tem dois lugares e elementos em alumínio polido no contorno das portas, evocando o RCZ e o BB1.
O EX1 apresenta arquitetura cuja forma lembra uma gota de água, com a traseira afunilada em torno de duas rodas próximas uma da outra. Derivada da experiência do conceito Asphalte, de 1996, e dos dois 20Cup, de 2005, esta arquitetura permite reduzir o tamanho da célula-habitáculo e concentrar toda a massa na parte central, sem nenhum peso nos prolongamentos dianteiro e traseiro.
Suspensões: dianteira é de triângulo duplo e eixo desacoplado, enquanto na traseira é monobraço, com conjunto mola-amortecedor implantado em posição central, e dotada de um dispositivo que permite ajustar a flexibilidade.
A estrutura monocoque é feita em carbono do tipo favo de mel, para otimizar a massa e a rigidez.
Por fim, as proporções do veículo (90 cm de altura e 1,77 m de largura) contribuem para o desempenho do conjunto, rebaixando o centro de gravidade e melhorando a aerodinâmica.
A motorização elétrica proporciona novas experiências de condução devido à capacidade de aceleração, ao funcionamento silencioso e à ausência de caixa de câmbio. No conceito EX1, dois motores elétricos estão implantados em cada um dos eixos, com uma potência de até 170 cv cada (340 cv no total), e um torque máximo constante imediatamente disponível de 24 mkgf à frente e atrás.
O condutor e o passageiro entram no habitáculo por portas com sistema de abertura invertida, que integram o banco concha correspondente. Essa cinemática mergulha instantaneamente os passageiros em um ambiente futurista, entregues à instrumentação de bordo (telas para cada ocupante, que permitem visualização instantânea do desempenho do veículo).
O piloto, sentado na altura do solo com as pernas esticadas posição que multiplica as sensações conduz o veículo com a ajuda de duas alavancas de comando.