Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Conselho decide abrir processo de tombamento
O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) decidiu pela abertura de processo de tombamento do prédio onde funciona o cinema Belas Artes.
A decisão foi tomada em reunião ordinária do órgão, nesta terça-feira (18), segundo o Estadão.
Por meio de nota, a assessoria do Conpresp informou que nos próximos três meses serão realizados estudos técnicos para decisão quanto ao tombamento definitivo.
Mesmo que aconteça, o tombamento não garante a permanência do cinema em seu tradicional endereço da Rua da Consolação.
A medida exige que o proprietário, Flávio Maluf, tenha autorização do Conpresp antes de fazer qualquer alteração no prédio (como pintar sua fachada), mas não impede que ele simplesmente deixe o prédio fechado, por exemplo.
A decisão do Conpresp veio após mobilização em torno do caso. Frequentadores do cinema organizaram passeatas e as entidades civis Viva Cultura e a Associação Paulista de Cineastas (Apaci) pediram o tombamento do prédio na semana passada.
O Belas Artes, que está no número 2423 da Rua da Consolação desde 1967, anunciou no início deste mês que fecharia suas portas no próximo dia 27. O dono do cinema, André Sturm, justificou que Flávio Maluf havia pedido o imóvel até o final do mês.
O imóvel abrigaria uma loja que ofereceu pagar pelo aluguel três vezes mais do que os R$ 60 mil que o cinema vinha pagando.
O Belas Artes ameaça fechar as portas desde o início de 2010, quando perdeu o patrocínio do banco HSBC.