arrow_backVoltar

Na Bélgica

TV veta programa com prato preferido de Hitler

31.10.08

Na Bélgica, o programa culinário Prato Preferido, do canal público Canvas, que consiste em preparar as receitas favoritas de 'celebridades', iria mostrar ao telespectador a guloseima preferida de Adolf Hitler. A título de curiosidade, truta ao molho de manteiga.


O programa, do chef de cozinha Jeroen Meus, chegou a ser gravado e seria apresentado nessa semana, mas a direção do canal vetou a transmissão.


Uma chamada anunciando a atração, entretanto, chegou a ir ao ar.


Em comunicado oficial, a TV pública VRT, que detém os direitos do canal, defende o conteúdo do programa, mas preferiu suspendê-lo por conta da polêmica.


O comunicado afirma que a atração mostra claramente "a aversão de Jeroen Meus por Adolf Hitler e o nazismo."


A história repercutiu em toda a Europa. Ao jornal francês Le Monde, Meus explicou que só queria explorar a originalidade da gastronomia Bavária. "Tenho o direito de saber o que comia Hitler", diz o chef. Na mesma entrevista, fez questão de dizer que Hitler era um homem atroz. O que não impediu sites neonazistas de elegerem o chef como ídolo da vez.


Na Bélgica, ao site Jerusalém Post, Michael Freliich, editor da revista judia Joods Actueel, disse que teme a banalização em torno da imagem do Führer.


Associações que representam presos políticos sugeriram que Meus prepare o menu dos campos de concentração.


Com informações do jornal O Estado de S.Paulo, na íntegra, para assinantes, aqui.

Na Bélgica

/