Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Natura elimina 200 postos de trabalho
A Natura está eliminando 200 postos de trabalho, dentre os quais três na diretoria, 36 na gerência e mais coordenadores e analistas de área, a maior parte na fábrica de Cajamar (SP).
Esse é o maior corte de pessoal em números relativos já realizado pela empresa.
Alessandro Carlucci, diretor-presidente da fabricante de cosméticos, garante, no entanto, que os cortes não estão relacionados com a crise econômica global.
"Não é uma demissão motivada pela crise ou diminuição de vendas, ao contrário", disse. Segundo ele, foi o crescimento da empresa que fez surgir a necessidade de uma reestruturação na organização administrativa da companhia. "Entre 2003 e 2006 quase triplicamos de tamanho. Nossa receita bruta cresceu 160% e isso trouxe como conseqüência a necessidade de reorganizar a empresa."
O plano de reestruturação, segundo Carlucci, começou a ser elaborado no fim de 2007. A empresa decidiu mudar sua estrutura, baseada em áreas (departamentos de venda, de marketing, produção, inovação etc) para adotar um modelo de "unidades de negócios".
Serão nove unidades. Cinco divididas por regiões geográficas dos países onde a empresa atua (Argentina, Chile e Peru, Bloco México, Colômbia e Venezuela) e outras quatro por categoria.
"Cada unidade vai ter seu responsável por vendas, marketing, produção. Elas vão funcionar com mais autonomia, menos centralização e mais foco. Serão como pequenas empresas dentro de uma maior, que é a Natura."
As demissões começaram a ser comunicadas esta semana. As diretorias eliminadas atingiram os titulares da área jurídica, do núcleo de fragrâncias, de criação e de submarcas.
Ao todo, 100 pessoas terão de sair da empresa. A outra centena de postos eliminados eram vagas não ocupadas ou posições cujos funcionários puderam ser realocados, segundo Carlucci.
Com informações do Valor Econômico, na íntegra aqui.