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Pesquisa

Os brasileiros e o crediário

21.09.09

Pioneiro em promover compras parceladas via cartão de crédito, prática derivada do crediário, o Brasil também é o país onde mais se compra parcelado ao redor do mundo. Para traçar um perfil dos consumidores de crediário, bem como seus hábitos em relação a essa forma de pagamento, a MasterCard realizou uma pesquisa, que entre outros dados, mostra quem são os usuários, o que e onde eles consomem.


Um dos resultados do estudo, realizado pelo Instituto TSB&B, é que 58% dos pesquisados afirmam fazer compras parceladas. Os meios de parcelamento mais comuns são o cartão de crédito (40%) e o crediário/carnê (36%).

As mulheres, 57% do total, são mais adeptas às compras parceladas do que os homens; já pessoas com idade entre 20 e 45 realizam 70% das compras parceladas no Brasil, sendo que 71% pertencem às classes C e E.


“O crediário é uma opção utilizada por todas as classes sociais, não só as de baixa renda. Porém, cerca de 60% dos usuários têm renda familiar de até R$ 1200 reais”, afirma Erick Luiz, vice-presidente para Produtos de Mass Market da MasterCard Brasil e Cone Sul.

A pesquisa também mostrou que apenas 33% das pessoas que utilizam o crediário possuem ensino fundamental completo; já 84% exercem atividades remuneradas, sendo que 61% delas não têm carteira assinada e 34% têm forma de pagamento mensal.


Para compor o estudo, foram realizadas 1.600 entrevistas, com pessoas de todas as classes sociais e de ambos os sexos, com idade superior a 20 anos, residentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Ribeirão Preto.


Os usuários de crediário são mais adeptos ao parcelamento, de forma geral, já que também usam intensamente outras formas como cartão de crédito (59%) e cartões de lojas (58%). Além disso, 75% deles possuem conta em banco (sendo Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú os mais citados); 65% possuem cartão de débito e 63% possuem cartão de crédito.


Eletrodomésticos e eletroeletrônicos são as categorias mais adquiridas via crediário. Móveis, objetos de decoração, roupas, sapatos e bolsas ocupam o segundo patamar.

“Outro aspecto interessante encontrado no estudo é que 84% das compras realizadas com crediário no Brasil são feitas em até 12 parcelas, e o valor médio destas fica entre R$ 50 e R$ 200”, explica Erick.


As lojas de departamento são os locais onde ocorrem com maior freqüência de compras via crediário, sendo Casas Bahia a cadeia de lojas de maior destaque, independentemente de classe social. 

No segmento de menor renda - classes C2, D e E -, 23% dos representantes afirmaram não possuir nenhum produto bancário (conta, cartão etc). 


- Em média, os usuários de cartão de credito possuem 1.37 cartão de débito e 1.94 cartão de crédito. A maioria (87%) dos usuários de cartão de crédito utiliza esse instrumento de pagamento para parcelamento de compras.


- Em relação a cartões de loja, a média é de 2,38 cartões por pessoa, sendo que quase todos que possuem esse tipo de instrumento o utilizam para parcelamento. Os cartões de maior incidência são os da C&A (50%), Pernambucanas (26%); Marisa (23%), Renner (20%) e Casas Bahia (14%).


- 54% dos usuários não veem nenhuma desvantagem no crediário. Dentre os demais, os principais pontos negativos referem-se aos juros altos (26%), que acabam encarecendo o produto (9%).


- 53% dos usuários de crediário entrevistados consideram a prática o melhor tipo de financiamento (esse índice vai para 47% nas classes A/B1 e 62% nas classes C2/D/E). A preferência é justificada em razão do maior número de parcelas, o que resulta em menor valor das prestações, rapidez na aprovação do crédito, juros menores e o fato de muitas vezes não ser preciso comprovar renda.


- Por outro lado, 40% preferem o cartão de crédito por considerá-lo mais prático, menos burocrático, de maior aceitação, sem necessidade de aprovação de crédito.


 

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