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Cannes Lions e D&AD se posicionam
Depois do The One Club de NY rever suas regras em relação à inscrição de peças fantasmas no One Show (leia aqui), agora é a vez do Cannes Lions e D&AD se posicionarem.
Ambos festivais afirmam estar revendo suas regras e estatutos em função da controvérsia gerada por campanha criada pela DDB Brasil (DM9) para WWF.
O D&AD pretende adotar a política do "name and shame" e 'apontar o dedo' para o diretor de criação responsável por peças fantasmas inscritas no festival. "Para 2010 e os anos seguintes, o diretor executivo de criação terá de validar a elegibilidade de cada peça inscrita. Dar a desculpa de que desconhecia a inscrição não será mais possível. Cada peça fantasma inscrita será exposta ao público, em nome de retomar o senso de responsabilidade da agência que inscreveu o trabalho".
Para alguns, a decisão não é suficente. Chris Arnold, ex-diretor de criação da Saatchi & Saatchi e fundador da Creative Orchestra, acha que agências que inscreverem trabalhos fantasmas em festivais devem ser banidas por pelo menos dois anos da competição.
"Muita gente em nossa indústria construiu fama e fortuna em cima de anúncios fantasmas. Precisamos que todos os grandes festivais se unam e criem uma política comum em relação ao assunto. O incentivo e a gana por ganhar prêmios são muito altos, por isso você deve pegar mais pesado em relação às punições aos que lançarem mão de criar fantasmas para conquistar um troféu".
Leia matéria do AdAge aqui.
Leia anteriores sobre a polêmica WWF + DM9 aqui.
Comentários
Junior - Muito bom!
José Luiz - Parabéns a DM9 por mais uma conquista inédita para o mercado.
David Charles - Eu acredito que se o mercado parasse de fazer fantasma - o trabalho que é de fato colocado na rua ia melhorar de qualidade radicalmente. Os criativos iam se esforçar muito mais nos briefings verdadeiros, porque não existe outra opção a não ser inscrever anúncios de verdade. Além de mudar o foco de ganhar premios pra gerar negocios e popularidade pras marcas que você trabalha. Eu acho que o CCSP e outros prêmios respeitados no Brasil deviam seguir as mesmas normas do ONE SHOW e D&AD. O Profissionais do Ano é um grande exemplo que mostra o tanto que o Brasil é criativo com briefings reais e trabalho de verdade.
leandro sabino (potter) -- Concordo com o último =]
Magda - O CCSP exige certificado de veiculação já há dois anos. Mas deveria punir os espertinhos que têm tido trabalhos desclassificados ou veiculados apenas na calada da noite.