arrow_backVoltar

Telinha 2

TV Cultura quer estimular indústria de animação

11.12.08

A Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura, anuncia nesta quinta-feira (11), uma série de investimentos em produção infantil.


Em parceria com a Lacan Investimentos, a Fundação lança o Funcine Anima SP - Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional, com o objetivo de produzir obras de animação.


De acordo com a Fundação, a Funcine pretende estimular a indústria de animação no país, oferecer conteúdo de qualidade para o público infantil, ampliar suas fontes de receita e gerar emprego e renda para jovens talentos brasileiros.


O projeto funcionará como qualquer outro fundo de investimento. Inicialmente, haverá a emissão de até 50 mil cotas no valor de R$ 1 mil reais cada, totalizando R$ 50 milhões.


O canal de televisão por assinatura TV Rá Tim Bum pretende apostar mais neste mercado, em 2009, com o objetivo de se firmar como 'o canal da animação brasileira'.


Entre as novidades que devem integrar a grade no próximo ano, num total de 15 atrações, estão os programas Álbum de Natureza (co-produção com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade); Kimi e os Esquizóides e Portuguesitos Esporte Clube, entre outros.


A série Cocoricó, exibida tanto pela TV Ra Tim Bum quanto pela Cultura, passará a ser gravada em alta definição em duas novas temporadas de 26 programas, já a partir de 2009.


No Brasil, a indústria criativa cultural emprega 4% da força de trabalho do país e representa 5,2% das empresas. Os setores explorados são o editorial, cinematográfico, televisivo, artes cênicas e plásticas, e museus. A animação ainda não aparece com relevância. O destaque da produção audiovisual do país recai sobre as novelas, de acordo com dados do Relatório da Economia Criativa 2008, organizado pelas Nações Unidas.

Telinha 2

/