Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasileiros aderem aos planos de sócio-torcedor
Levantamento do Clube dos 13 revela que mais de 380 mil brasileiros já aderiram a pacotes de fidelização ao seu time do coração. Os programas de sócio-torcedor, que tiveram sua gênese no país há pouco mais de uma década, proporcionam aos fãs facilidade na compra de ingressos e no acesso aos estádios e receita garantida às agremiações.
O maior caso de sucesso das Américas é protagonizado pelo Internacional. Atualmente com 100,7 mil associados, o time gaúcho é o sexto colocado no mundo em número de sócios-torcedores. O líder é o Benfica, de Portugal, com 171 mil.
A implantação do projeto de sócio-torcedor foi paulatina a partir de 2003, quando começamos a trabalhar o lado emocional do torcedor destacando a importância em se associar ao clube. Fizemos tudo isso ancorados em forte campanha de mídia via veículos convencionais, trabalho boca a boca, fidelização da carteira de forma intensa e premiação aos sócios com vantagens e benefícios que o torcedor comum não tem acesso, explica Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional.
Segundo ele, o programa garante arrecadação que possibilita planejamento de longo prazo ao clube.
Além do Colorado, que subiu de 60 mil sócios-torcedores em janeiro deste ano para a marca recorde, em julho, Grêmio, Corinthians e São Paulo, com 53 mil, 46 mil e 42 mil associados respectivamente, também apresentam rápida ascensão em sua carteira de torcedores. O Cruzeiro segue os mesmos passos e já possui cerca de 18 mil filiados apenas um mês e meio após o lançamento do projeto Sócio do Futebol.
Os sócios-torcedores são fundamentais na vida do São Paulo. É através do programa que podemos estar perto de nossos torcedores, além de proporcionar a eles uma forma de estar perto de nós, contribuindo financeiramente com o clube, que, em contrapartida, oferece alguns benefícios como descontos em ingressos, mas principalmente, títulos, destaca Rogê David, responsável pelo projeto no tricolor paulista.
Outros exemplos positivos são do Vasco da Gama (28,5 mil sócios-torcedores), Santos (25 mil), Atlético-PR (22,3 mil), Coritiba (18 mil), Vitória (6,7 mil), Goiás (5,3 mil), Fluminense (5 mil) e Guarani (4,1 mil).
Palmeiras, Botafogo, Bahia e Sport Recife estão reformulando seus programas e devem lançar em breve novos projetos.
Os programas de sócio-torcedor são modelos consolidados na Europa. Com o lançamento do projeto destes outros clubes no Brasil, não levaremos muito tempo para atingir a marca de meio milhão de sócios. Os números comprovam que os departamentos de marketing já atingiram resultados expressivos. Não tenho dúvidas que estamos no caminho certo, afirma Fábio Koff, presidente do Clube dos 13.