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New Digital Middle Class

Razorfish avalia importância da classe C na web

21.05.10

A pesquisa "New Digital Middle Class", que está sendo realizada pela agência digital Razorfish, dá conta de que a alocação de verbas dos anunciantes no Brasil não está acompanhando processo de inclusão da classe C.


De acordo com o levantamento, o país possui a "cultura mais digital do planeta" e o maior percentual de pessoas conectadas à internet do mundo, incluindo a classe C, com média de 26,7 horas por mês de conexão (dados da Comscore Media Matrix de setembro de 2009).


Apesar disso, apenas 4,4% do budget de marketing das empresas são destinados a mídias digitais. Na Inglaterra, por exemplo, 23% dos recursos destinam-se à área digital. Na China, 13,6% e nos EUA, 11,3%.


"Em quase todas as escalas, o brasileiro é o povo mais digital do planeta. Com programas como o novo Plano Nacional de Banda Larga do governo, o acesso se tornará ainda mais amplo e profundo”, defende Joseph Crump, vice-presidente sênior de estratégia e planejamento da Razorfish.  


De acordo com o estudo, em 2010 a classe C deverá representar 45% do total do mercado de internet, sendo que 51% das compras online já são feitas por consumidores das classes C, D e E. 


A agência também aponta que o crescimento das lan houses no Brasil tem papel fundamental para garantir o acesso da população à internet: 48% dos usuários da rede no país acessam a web por meio destes pontos.


Atualmente, há mais de 90 mil lan houses no país em comparação a 2.976 bookstores e 2.300 cinemas, segundo dados do CGI-Brasil.


“A classe C não está sendo bem compreendida no Brasil. Quando falamos com as empresas, elas afirmam que a classe C não está usando mídia digital, o que não é verdade”, destaca Fernando Tassinari.


Leia sobre o início das operações da Razorfish no Brasil e seu posicionamento sobre BV, aqui.

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