arrow_backVoltar

Sustentabilidade

Dez marcas com + ações 'verdes', segundo pesquisa

24.07.09

Estudo realizado em sete países – EUA, Reino Unido, China, Brasil, Índia, Alemanha e França – levantou dados sobre como os consumidores percebem e se comportam com relação às iniciativas de sustentabilidade das empresas de diversos segmentos.


Os resultados apontam que o meio ambiente é a principal preocupação de brasileiros e indianos, enquanto que nos demais países, a economia é o tema de maior relevância no momento.


Entre os brasileiros, 48% consideram o desflorestamento a questão mais importante. 


Consumidores de todas as nações percebem produtos "verdes" como mais caros, mas, ainda assim, pretendem gastar mais com eles no próximo ano: 73% dos chineses, 78% de indianos e 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais.


No quesito imagem corporativa, 77% dos respondentes da pesquisa dizem que é importante ou muito importante uma empresa ser “verde”.


Os consumidores dos sete países também concordaram que para demonstrar sua consciência ambiental, as empresas devem reduzir a quantidade de substâncias tóxicas ou perigosas em seus produtos e processos.  


A pesquisa ainda explorou o aspecto da comunicação das iniciativas verdes e constatou que a televisão e a internet são as principais fontes de informação sobre o meio ambiente.


No Brasil não é diferente, a internet é a maior fonte e os brasileiros são mais influenciados por reportagens do que pela propaganda.

Os entrevistados foram convidados a listar as marcas que mais possuem ações "verdes", em sua avalição.


Abaixo, confira as dez primeiras marcas listadas no Brasil:


Cuidados pessoais - Natura
Varejo/Vestuário - Azaleia
Produtos para casa - Unilever
Tecnologia - Microsoft
Varejo/Supermercados - Pão de Açúcar
Hospitalidade, Lazer e Entretenimento - Blue Tree
Carros - Fiat/Toyota
Varejo/Lojas de Departamento - Lojas Americanas
Fast Food - Casa do Pão de Queijo
Tecnologia Móvel - TIM


A pesquisa foi conduzido pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), com participação das agências da WPP (NASDAQ: WPPGY) Landor Associates e Cohn & Wolfe - esta última representada no Brasil pela Gaspar & Associados -, e por uma empresa de consultoria independente, a Esty Environmental Partners.

Sustentabilidade

/