Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Brasileiros otimistas para 2009, diz Ibope
Apesar da crise, os brasileiros estão otimistas em relação às suas finanças e à situação econômica do país para 2009.
Por precaução, de qualquer maneira, boa parte da população deverá evitar novos parcelamentos nos próximos meses.
Os dados foram detectados em pesquisa encomendada pela novaS/B ao Ibope.
O estudo revela que 97% já têm consciência da crise e que 67% diminuirão suas compras nos próximos meses para não se endividar ou para poupar.
No entanto, mais da metade da população (55%) acredita que sua situação financeira individual deverá melhorar nesse período e 34% acham que a economia do Brasil deverá ficar melhor do que está, no próximo semestre.
Os cortes nos gastos deverão afetar principalmente as vendas de carros, casas e eletrodomésticos. O levantamento aponta que 40% da população já tem dívidas relativas a esses bens, atualmente, e que 67% não deverão contrair mais débitos para a compra desses itens nos próximos seis meses.
Sobre o nível de informação, 78% afirmam estar mais ou menos ou bem informados sobre a crise.
A TV é apontada por 83% como o principal meio de informação sobre o momento econômico, e 37% acreditam que os meios de comunicação estão mostrando a crise com a gravidade que ela efetivamente tem.
O governo é considerado por 39% como o maior responsável pela redução no crédito, seguido pelos bancos (33%) e pelos empresários (17%).
O Ibope entrevistou por telefone 1,4 mil pessoas acima de 16 anos entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, em todas as regiões do país.