arrow_backVoltar

Nos EUA

GM admite ter 'decepcionado' consumidor

08.12.08

A General Motors emitiu comunicado nesta segunda-feira (08) admitindo ter "decepcionado" e às vezes até "traído" os consumidores norte-americanos em meio ao lobby para garantir a ajuda federal que precisa para se manter ativa no próximo mês.


O anúncio impresso representa uma mudança brusca em relação à postura da empresa de apenas algumas semanas atrás, quando tentou justificar o pedido de ajuda ao governo dizendo que a crise de crédito prejudicou sua atividade de uma maneira que seus executivos nunca poderiam ter previsto.


A mensagem vem também no momento em que Rick Wagoner, presidente-executivo da empresa desde 2000, enfrenta cada vez mais pressão para deixar a companhia, que pede até US$ 18 bilhões em ajuda federal.


"Ainda que continuemos sendo a líder de vendas nos EUA, reconhecemos ter desapontado vocês", diz o anúncio. "Algumas vezes quebramos a confiança de vocês ao deixar nossa qualidade cair abaixo dos padrões do setor e o design de nossos carros perder o brilho."


A carta aberta, sem assinatura e intitulada "Compromisso da GM com o povo norte-americano", foi publicada no jornal Automotive News.


Por outro lado, a GM também afirmou no anúncio que foi atingida por forças além de seu controle enquanto tentava se reestruturar no começo do ano.


"Apesar de agir rapidamente para reduzir nossa previsão de gastos em mais de US$ 20 bilhões, a GM se viu em situação precária e assustadoramente perto de ficar sem dinheiro em caixa", declara o anúncio.


A falência da GM aprofundaria a atual recessão e colocaria "em risco milhões de empregos", de acordo com o anúncio, que também enfatiza a prometida reestruturação da companhia e a intenção de começar a pagar a dívida com os contribuintes em 2011.


O porta-voz da GM, Greg Martin, disse que o anúncio é uma tentativa da empresa de apresentar "uma mensagem diretamente ao público". A GM diz que Wagoner tem o apoio do conselho da companhia.


As infos são da Reuters, leia na íntegra aqui.


Leia anterior sobre a GM aqui.

Nos EUA

/