arrow_backVoltar

Propaganda Nazista

Fotos de Paris durante II Guerra causam polêmica

25.04.08

Uma exposição de fotos de Paris no período da ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial, está causando polêmica na França.


Apresentadas na Biblioteca Histórica de Paris, as fotos mostram apenas imagens de parisienses, muitos deles elegantes, passeando despreocupados por locais emblemáticos da cidade.


O prefeito da capital, Bertrand Delanoë, retirou das ruas os pôsteres de divulgação da mostra, mas decidiu mantê-la em cartaz, apesar dos protestos em relação às imagens realizadas por um fotógrafo de uma revista de propaganda nazista.


Críticos disseram que os cartazes da exposição não deixavam claro que as imagens foram registradas dentro de um contexto de propaganda nazista.


A exposição, que reúne 250 fotos e é apresentada como "uma visão da vida parisiense durante a ocupação alemã", não mostra os aspectos dramáticos do período, como as longas filas de espera em frente às lojas de alimentação ou a perseguição e deportação de judeus.


As fotos, coloridas (raríssimas na época), foram realizadas pelo fotógrafo francês André Zucca, que trabalhava para a revista de propaganda nazista Signal.


Zucca, correspondente de guerra para o jornal France Soir e para a Paris Match, foi "requisitado" pelos alemães em 1941 para trabalhar na Signal, revista bimestral divulgada em todos os países ocupados pela Alemanha.


As fotos de André Zucca são as únicas em cores tiradas em Paris nesse período da ocupação alemã na França.


O atual secretário municipal de Cultura, Christophe Girard, denunciou "manipulação por trás das belas imagens" e pediu o encerramento da exposição.


O prefeito Delanoë pediu que debates sobre a ocupação alemã e sobre a exposição sejam organizados com historiadores durante o evento.


A exposição acontece na Biblioteca Histórica de Paris e deve ficar em cartaz até o dia primeiro de julho.

Com informações da BBC Brasil.

Propaganda Nazista

/