Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Novas regras para call centers
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá assinar nesta quinta-feira (31) decreto regulamentando o atendimento ao consumidor pelos call centers.
Entre as mudanças no telemarketing estão o cancelamento do serviço imediatamente após o pedido do cliente e a opção de falar com o atendente no primeiro menu eletrônico e em todas as subdivisões.
A previsão de que o atendimento ao consumidor seria feito no máximo em 60 segundos, no entanto, foi retirado do texto final.
Informações requeridas pelo consumidor terão que ser dadas no mesmo momento. Todas as reclamações deverão ser resolvidas em até cinco dias.
Mais uma mudança em favor do consumidor: o número de atendimento terá que ser gratuito e divulgado pelas empresas.
Além disso, o atendimento deverá ser feito 24h por dia, em todos os dias da semana.
Outra grande reclamação dos consumidores, a de ter que repetir o motivo da ligação para diversos atendentes, deverá ser coisa do passado. Com as novas regras, a pessoa terá que explicar o que deseja apenas uma vez.
O consumidor só poderá ser transferido uma única vez, o que significa que os atendentes terão que ser qualificados para resolver os problemas.
As novas regras foram discutidas por quatro meses entre o Ministério da Justiça e representantes dos consumidores, empresas e associações.
As mudanças vão entrar em vigor 120 dias depois da publicação do decreto. Quem descumprir as medidas e for denunciado aos Procons sofrerá processo e poderá ser multado em até R$ 3 milhões.
Com informações da Folha Online.
Leia anterior sobre um outro aspecto deste assunto aqui.
Comentários
Alessandro -- Fantástico ! Vai Brasil !
Raquel - Sera que também terá uma exigência sobre o português correto utilizado na linguagem telemarketing? O pior que, desde que esse serviço se propagou, surgiram nos formas gramaticais não previstas...