Consumo

Valor de presente no Dia das Mães deve ser igual ao de 2007

24.04.08

A maioria dos consumidores considera comprar um presente de Dia das Mães de mesmo valor que o adquirido no ano passado, segundo sondagem de expectativas preparada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Um total de 58% têm essa intenção de compra.

A Fundação verificou ainda aumento na parcela dos consumidores dispostos a gastar mais.

A sondagem registrou essa mudança de atitude principalmente para os extremos: os grupos de menor e maior renda de sua amostra.

Entre os consumidores com renda familiar de até R$ 2.100,00, fatia de 11,9% declarou estar disposta a gastar mais com o presente. No ano passado, somente 9,6% escolheram essa alternativa.

Já no grupo de R$ 2.100,01 a R$ 4.800,00, 14,2% responderam que têm intenção de comprar um presente mais caro, ante 13,6% no ano passado.

Na faixa seguinte (R$ 4.800,01 a R$ 9.600,00), os que querem ser mais liberais nos gastos aumentaram de 8% para 17%. E para os consumidores com renda superior a R$ 9.600,01, parcela de 13,1% respondeu que deve gastar mais, contra 9,2% em 2007.

Na ponta oposta, 28% dos consumidores ouvidos declararam que pretendem dar um presente mais barato nesse Dia das Mães. No ano passado, uma parcela de 30,6% havia declarado o mesmo.

Roupas e acessórios continuam a ser o tipo de presente preferido na data: 26,8% dos entrevistados pela FGV responderam que devem comprar roupas (20,5%), blusa (1,2%) ou acessórios (0,8%) neste Dia das Mães.

Perfumes e cosméticos foram a resposta de 6,7% dos entrevistados, com ênfase para o primeiro item (5,9%). Eletrodomésticos e eletroeletrônicos são o terceiro item mais escolhido, com 6,4% das respostas.

A sondagem da FGV foi realizada em sete capitais (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre).

Com informações da Folha Online.

Consumo