arrow_backVoltar

Daspre

Detentas lançam marca HOJE, em SP

08.12.08

Um time de 30 "estilistas" detentas lança oficialmente uma nova grife, a Daspre, em bazar que abre as portas nesta segunda-feira (08), às 18 horas, em Santa Cecília, região central de São Paulo.


A idéia de criar a marca Daspre, abreviação de Das presas, foi de Lucia Casali, diretora-executiva da Fundação de Amparo ao Preso (Funap). "Vi uma sacola da Daslu e lembrei da Daspu. Aí, pensei: por que não Daspre?", conta. O carro-chefe da grife são as bolsas, mas as 30 presas que trabalham no empreendimento também fazem sandálias com fuxico e caixas artesanais.


Os planos de Lucia são ousados. Além da loja "Do lado de lá", na Santa Cecília, que vai exibir os produtos, ela negocia com shoppings centers.


As presas recebem pelo serviço R$ 315 por mês, mais vale-transporte e refeição. Parte do valor é creditado automaticamente em uma poupança, que elas retiram após cumprir pena.


A Daspre conta com uma vantagem em relação às concorrentes: tem isenção de ICMS, o que barateia o custo de produção. Além disso, reaproveitam o material: "Não é por acaso que boa parte das nossas bolsas é amarela. Quando a cor do uniforme do sistema deixou de ser o amarelo, sobraram metros de tecido que foram reutilizados", diz Lucia Casali.


Ao saberem da criação da marca, os presos procuraram a diretora da Funap reivindicando a criação de uma versão masculina da Daspre, a Dospre. "A idéia é boa, mas ainda embrionária", afirma a diretora.


As informações são do jornal O Estado de S.Paulo, leia na íntegra aqui.

Daspre

/