arrow_backVoltar

Crise

Peugeot Citroen anuncia cortes

24.10.08

A PSA Peugeot Citroen cortou nesta sexta-feira, 24, previsão de lucratividade em 2008 e anunciou "maciços" cortes de produção para combater os efeitos da crise que atinge as montadoras.

A companhia divulgou ainda queda de 5,2 % nas vendas do terceiro trimestre.


As ações da montadora francesa chegaram a despencar mais de 15% na manhã desta sexta-feira, mas às 12h28 (horário de Brasília) caíam 6,8%.


O grupo, juntamente com outras montadoras européias, como a concorrente doméstica Renault, enfrenta problemas com vendas em queda em mercados maduros, à medida que os efeitos da crise de crédito e altos preços de combustíveis afastam a demanda.


O presidente-executivo da empresa, Christian Streiff, disse em teleconferência com analistas que a PSA planeja cortar a produção para o quarto trimestre em 30%, em comparação com o planejado originalmente, e também ampliar o escopo do programa de redução de custo CAP 2010, que já estava sendo implementado.


A PSA agora espera uma margem operacional no ano de cerca de 1,3%. A meta anterior era de 3,5%.


"Esta é uma situação realmente difícil", disse o analista do Credit Suisse, Stuart Pearson. "Essa previsão mostra uma reversão muito chocante da situação."


As vendas do terceiro trimestre caíram para 13,301 bilhões de euros (17,09 bilhões de dólares), diferente da estimativa média de 13,757 bilhões de euros, apurada junto a sete analistas.


Leia anterior sobre reajustes realizados pelo mercado automotivo aqui.


 Leia sobre resultado positivo da montadora no Brasil aqui.


Leia matéria do Uol na íntegra aqui.

Crise

/