Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Projeto quer aviso em imagem manipulada
Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), em análise na Câmara dos Deputados, poderá fazer com que toda imagem publicitária manipulada com Photoshop traga um aviso de advertência.
Anúncios que trazem fotos manipuladas digitalmente passariam a exibir a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada", segundo a proposta.
O texto original da "Lei do Photoshop" prevê multa de até R$ 50 mil a quem a desobedecer.
Segundo Costa, o objetivo é "acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade".
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Projeto semelhante está sendo debatido por legisladores britânicos e franceses, como já falamos por aqui.
Com IDG Now!.
Comentários
Leonardo Borges - Daqui a pouco, um artista ao pintar um quadro deverá botar texto legal dizendo que a imagem é uma concepção artística e não condiz com a realidade.
Digo Souto - É, daqui a pouco a publicidade vai se resumir a texto legal. Vamos fazer textos legais criativos. E nesse caso, no asterísco correto entraria: a modelo em questão fez escova, maquiagem, 2 horas de academia por dia, plática no nariz e silicone nos seios. Pedimos que não tente fazer isso em casa.
Luke - Concordo com o Leonardo. Não é possível que esses deputados não tenham nenhuma questão mais relevante pra tratar. Que absurdo!
Elvis Benício - A idealização do ser humano perfeito agora será desmascarado. Humberto Eco deve ter um opinião boa sobre essa lei.
Mura Bispo - Vão ter que colocar isto em todas as páginas da Playboy, Boa Forma, VIP, etc. Quase não existe anúncio ou imagem publicada sem tratamento! Falta do que fazer dá nisso, leis contra a publicidade.
Diogo Gobbi - aaa Desculpa .. não entrando em politica realmente há muuiitta coisa a ser feita, mais isso faz parte do trabalho deles sim e na boa concordo plenamente com a lei quem é da area sabe que essas mulheres pessoalmente não chegam nem perto da imagem que sai na revista, mais muitas dessas mídias são de massa e ai criamos uma legião de garotas complexadas dispostas a fazer tudo passando por cima de qualquer risco a saúde para alcançar corpos que só podem ser moldados por bons designers !
Luth Lima - Só faltava essa...
Lenp - - Bons tempos em que o "Imagem meramente ilustrativa" funcionava ...
Thais - Humm Wladimir Costa? Aquele que vai responder por crime de peculato? Ou seja...
Bruno Cartaxo - Próximo passo: Toda mulher siliconada e/ou plastificada só vai poder sair na rua com um adesivo colado na pele constando a mesma mensagem: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada"
ADRIANO AMARO - Vai outra sugestão de lei, agora para os cirurgiões plásticos, contratar um tatuador para colocar a inscrição "Atenção: cidadã retocada para alterar a aparência física deste ser". O que acham? não seria necessário também?
Leonardo Baptista - É o fim, um cara do Pará reclamando do photoshop. Tinha que agradecer e usar.
Marcos - Ah, mas esse deputado deve ser lindo.
Luiz Tadeu Bouret - Esse cara deve ter pego um catalogo de um "fornecedor" de pouca qualidade, escolheu o "produto" e quando o "produto" chegou ficou decepcionado, agora quer uma lei para nao ser enganado! Quem manda ser mané? ISSO É BRASIL MINHA GENTE!
Xaxi - No comments. Daqui a pouco, uma pessoa ao fazer uma cirurgia plástica vai ter que andar com uma plaquinha pendurada no pescoço. Texto legal: "este nariz não é original, foi meramente modificado pelo cirurgião plástico". Aff!
Walter Lencina - Mais uma vez a comunicação leva a culpa pelo modelo sociocultural. Se há aspirações e desejos despertados nas pessoas, não é apenas reforço da comunicação, mas antes disso, uma ausência total ou parcial de valores. E por falar em leis para não iludir o consumidor, poderíamos também aprovar um projeto de lei que esclarecesse à população que aqueles textos e ideias brilhantes dos programas eleitorais não saem da cabeça dos políticos que os mencionam.
Raphael Borges de Souza - Isso é falta de Job. Ops! De trabalho!
irina - quando eu tinha 13 anos passava horas na frente do espelho me perguntando porque minha pele era cheia de pontinhos quando a da capa da revista era tão lisa. Meninos, parem de olhar o próprio umbigo: quem não é do ramo acredita que as imagens são reais (e que quem está do outro lado é uma monstra gorda e feia) ps: quando eu fazia isso media 1,63cm e pesava 47kg.
Rodrigo - realmente, por mais que esta lei pareça fora de cogitação, eu concordo com sua aprovação. As mulheres famosas que aparecem em várias propagandas e outdoors são modelos de beleza para muitas mulheres que fazem o possível e muitas vezes sem discernimento para se tornarem algo que nem mesmo as próprias mulheres famosas não são. Não sou contra o uso do Photoshop em si, mas sim contra as consequências que este uso traz para muitas mulheres. Tenham uma boa noite!
Ricardo Manfrim - Por que eles ainda não criaram um multa para politicos que roubam? Acho que eles não tem nada para fazer.
Anna Seabra - mais essa agora. realmente esses políticos não devem ter mais o q pensar... tanta lei importante pra fazer e eles querendo se meter no nosso photoshop..fala sério
Patrícia Suzuki - Absurdo... Segue o e-mail do Deputado idealizador da Lei em questão. dep.wladimircosta@camara.gov.br Eu já me manifestei!
@soueumesmoedai - Não discordo da criação dessa lei, como ja disseram: existem pessoas que acreditam que as modelos que aparecem no anúncio são 100% iguais ao vivo... Mas acho que existem coisas muito mais importantes para serem discutidas, e leis muito mais importantes para serem criadas do que ficar "perdendo tempo" com projetos não tão urgentes como esse.
F.R. - Entendo que o objetivo deste projeto de lei não é o de proibir, e sim o de alertar baseado numa informação. Mas, nos alertar para o que? Que tipo de informação é essa? Temo neste projeto a possibilidade de uma futura lei reguladora semelhante as restrições na propagando do cigarro que caminham para a proibição. Será que um dia tentarão também proibir o uso de photoshop? Tô sentindo que a CENSURA volta a tomar corpo na pele do "politicamente correto". E na minha humilde opinião, acredito que o caminho do "politicamente correto" pode ser muito perigoso. Acho que sistemas fundados em "dont's" são repressores por natureza. E repressão pode funcionar como combustível para questões mal resolvidas e complexos na essência de um indivídio. "Don'ts" interpretados de forma equivocada também podem gerar ações desastrosas. E sabemos que a humanidade coleciona exemplos negativos de regras mal aplicadas. Não sou a favor da distorção da beleza feminina. Aliás, particularmente sou a favor de que as mulheres sejam antes de tudo femininas. Hoje, por exemplo, acho que prevalece uma cultura de masculinização do físico da mulher que não me agrada. O padrão de beleza virou travesti (rs). Mas não seria isso também um caso de photoshop "real life"? O silicone seria fruto só de um ideal produzido por fotos manipuladas em programa de computador? Sinceramente, não vejo esse padrão estético em campanhas publicitárias. Vejo na rua, nas academias, praias, televisão e tablóides sensacionalistas. Até porque, mulher com trapézio e ombro parrudo não ficam bem em anúncios de desodorante feminino. Repetindo, esse padrão da mulher/forte/homem, é cultural. Acho que deveríamos estar mais preocupados em aperfeiçoar e enaltecer os valores que sejam realmente relevantes a construção do caráter do ser humano. Bons valores e educação são a base de uma sociedade inteligente, e que refletem na cultura e no bom senso da mesma. Pois seguindo a lógica do Projeto de Lei 6853/10 aplicada ao mundo real, deveríamos também obrigar as "turbinadas" o uso de camisetas estampadas com a frase "Atenção: seios retocados cirurgicamente para alterar a aparência física da pessoa que os ostenta"? Ao usarem seus minúsculos biquinis "tapa-mamilos" na praia, não provocariam elas grandes complexos nas outras mulheres menos providas de mamas (politicamente correto), já que as siliconadas viraram referência em nossa sociedade? Sinceramente, não acredito que o projeto em debate contribuirá para o alívio daquelas que projetam seus ideais em imagens meramente ilustrativas. O mundo é movido a sonhos e ideais, e cabe ao bom senso definir o que será referência. Bom senso está ligado é razão e sabedoria. E razão e sabedoria se constroem na base da educação e passagem do conhecimento. A perfeição será sempre a referência para o ser humano. E os valores do indíviduo definem o que é a perfeição. Enfim, palavras de um publicitário ordinário e humano.
Bruno Di Stasio - TENHO UMA IDÉIA MELHOR. AGORA COM AS CAMPANHAS POLÍTICAS, PODERÍAMOS COLOCAR LEGENDAS AO LADO DAS IMAGENS DOS NOSSOS NOBRES CANDIDATOS, COMO POR EXEMPLO: POLÍTICO CORRUPTO, JÁ GUARDEI DINHEIRO NA CUECA.
Gabriel - Apoiado Bruno!
Tiago R. Borges - enquanto isso no mundo real da politica brasileira: NEPOSTIMO DESCARADO, DINHEIRO EM PARTE DO CORPO QUE ATÉ DEUS DUVIDA, PASSAGENS ATÉ PRA VÓ MORTA, CASTELOS E AFINS... um politico como esse deveria ter seu mandato caçado compusóriamente... será ninguem tenta começar pelo começo, que nesse caso seria: ARRUMAR A P... DO CONGRESSO E DEPOIS VIR METER O DEDO EM PRODUÇÕES ARTISTICAS...
FPD - Pessoas, a perfeição será sempre uma eterna busca nossa, mas não podemos negar o problema que esse endeusamento causa nas mulheres, isso em nível mundial. Não é apenas um deputado que está falando isso, é o mundo. E tem mais, tem muita mulher que se sente frustrada frente à tanta beleza. Vocês comunicólogos (eu acho) entendem de psicologia né? vocês querem frustração associada ao consumo do produto de vossos clientes? Antes de reclamar dos representantes que vocês elegeram, façam como a Patricia. As outras áreas endeusam a beleza sim, há mais de tres mil anos, mas a publicidade faz isso através de uma hiperbole descontrolada e absurdamente eficiente regida por objetivos em maior parte comerciais. Sempre seremos os primeiros a serem controlados por causa disso. Temos de refletir e criticar isso, porque nosso futuro está fadado a este tipo de reflexão mundialmente. Não adianta só acessar o site do Clube e postar um coment. Comunicação começa com comunica e termina com ação. Lembrem-se que na sociedade é o estado que concede (e retira) o direito de comunicarmos. Sejam mais ativos.
Everton Helfstein V. Costa - Acho que a discussão do assunto já vale a pena. Um texto legal não vai mudar em nada a distorção de valores da sociedade e o culto de uma beleza inalcançável. Mas é um fato que, principalmente as mulheres sofrem e se tornam até obsessivas na busca por um ideal de beleza intangível e conquistado por meio de retoques digitais. O assunto tem muita importância sim e com certeza o debate é bem vindo.
Luis Sanches - Realmente, deveria acabar com os photoshop, mas os dos políticos. cada um deveria vir com texto legal tb. "Roubei e coloquei dinheiro na cueca", ou então, "empreguei meu sobrinho". ou melhor vou para Brasília 1 vez por semana, bolo uma lei sem pé e sem cabeça e volto pra minha casa.
Ricardo paganelli - Hauhauhau vamos publicar a foto desse deputado sem tratamento de photoshop, para ele ver como e bom. Seria engraçado mostrar a foto dele como realmente ele e'.
Felipe Medeiros - Esse tipo de assunto sempre acaba em falso moralismo. E se uma agência contratasse uma modelo perfeita, sem tratamento de imagem? Como iriam fiscalizar? Não dá. Isso não tem cabimento. Não podem criar leis contra a ilusão humana. Nós vivemos ilusões, ensinamos mentiras e isso dá ordem a sociedade. O grande deputado vive ilusões. Toma o seu wisque e acorda sem razão. Se ele tem um filho, ele o proibe de ler tal revista, porque não tem capacidade de instruir o filho a ser crítico. bloqueia suas experiencias, previne o inevitável. Não é por aí. A humanidade precisa de instrução. E sem a devida proteção mental, esse tipo de lei parece covarde, ou fora do tempo. Essa é a lei de comprovação da mediocridade brasileira. Querem culpar a sociedade que ao menos tem uma educação decente.
gaúcha - Censura é definida pela afronta à liberdade de expressao, logo, isso NAO É CENSURA. que tipo de liberdade de expressao ha em reocar uma mulher até que ela pareça feita de plástico? isso causa danos reais às mulheres reais, que almejam (e sao pressionadas) a serem perfeitas em tudo, especialmente na estética, a se mutilarem e gastarem fortunas com isso. acho ótima essa lei, espero que seja aprovada, mas duvido muito.
SARAH - NOSSA, MADONNA TÁ F...IDA.
Jaislan Gregate - Não concordo com a atitude mas concordo com a iniciativa. Não creio que seja apenas uma frase minúscula em uma foto que vá fazer com que as pessoas parem de tomar uma foto como padrão. Por mais que esteja escrito que foi alterada a foto, o que nós vemos é o que gravamos e o que mais vemos são as fotos. Uma coisa foi dita e concordo plenamente, a comunicação visual não deve pagar pela (falta de) moral da sociedade. Existem coisas mais importantes a serem debatidas, e isso é fato.
Leandro - - Duvido que nos folhetos da campanha política do deputado não usaram o Photoshop... E não duvido que ele próprio tenha pedido para tirar alguns pés de galinha.
Victor Bustani - Existe algum tipo de propaganda por meio de imagem que não passe pelo photoshop?
Flávia Luccini - Gente, já sei o que aconteceu! Esse cara comprou o diet shake da Luciana Gimenez e não fez efeito nenhum na mulher dele... ficou de mau humor e deu nisso! Se manipulação da imagem é errado, tem que prende os marketeiros dos políticos todos!
Rafael - O nome disso é falta do que fazer.
Luan - Concordo plenamente com a Lei. pesquisem um pouco mais a influência dessas imagens na sociedade, gente que quer parecer com a Hebe da revista, sem nunca tê-la visto realmente. Esse culto à beleza chegou a patamares absurdos. Realmente temos mais coisas importantes para resolver no Brasil, mas acho essa iniciativa muito válida, mesmo sendo da área, mesmo eu transformando mulheres bonitas em mulheres perfeitas. Virtualmente perfeitas.
Priscila Campello - Vamos aproveitar que esse ano é de eleição e sugerir uma lei que obrigue a colocar, após o discurso de cada candidato, quantos processos ele responde e toda sua vida regressa na política. Tenho certeza que será mais útil.
Henrique Martins - Galera, é impossível negar que a publicidade tem um papel fundamental na formação ou propagação do padrão de beleza da nossa sociedade. E é fato que a busca por esse padrão se tornou algo insensato e em alguins casos até perigoso -anorexia, bulimia e etc. O debate com certeza é válido. Para mim a grande questão é que não somos os únicos responsáveis por esse padrão e muito menos os principais. E as novelas, os filmes? O problema é a perda de valores e de senso crítico da sociedade. Quando se vê uma mulher absurdamente magra em uma revista devido ao tratamento dado no photoshop o senso crítico do leitor(a) deveria entrar em ação e ele deveria perceber o quão absurdo é aquela cena. Realmente é preocupante como a culpa de graves problemas da sociedade é atribuida à propaganda. Assim não debatemos a real raiz da questão e o problema não desaparece. OU alguém acha que depois de colocar esse texto legal o padrão de beleza vai mudar e nenhuma menina vai mais se achar gorda ou feia?
Andréia -- Quanta imbecilidade mesmo, com tantos projetos importantes empacados há anos no Congresso Nacional...perder tempo com o photoshop???
Rodrigo Coelho - Tem muita gente falando muita abóbrinha aí. Colocar silicone ou fazer tatuagem não tem nada a ver com isso, por quê não é um meio de publicidade. Essa lei deveria ser aprovada sim, temos milhões de mulheres lindas que não precisam de photoshop, mas querer mostrar que todas são 100% perfeitas é erradíssimo, e ainda chama o consumidor de palhaço. APOIO COM GOSTO!
Pedro Dias - que deputado filho de uma p... meu deus!
Juan - Gostei da ideia, trabalho com photoshop, mas o conceito de "ideal de beleza" passa dos limites.
Ninja - Essas mulherada que apoia esse novo projeto de lei, e que dizem ter sofrido com essas ilusões da beleza perfeita exposta na mídia... poxa, a culpa é da publicidade ou da educação que vcs tiveram?
Marcos Winnit - Só podia ser gente do PMDB, Partido da Manipulação Digital e não digital também, com photoshopers do naipe de Renan Calheiros e José Sarney, que manipulam a realidade e a verdade a seu bel-prazer. Estão incomodados com a concorrência e querem o monopólio.
Sidnei da Silveira - Vamos mudar o ponto de vista do tal deputado. Se tivermos que incluir uma tal frase dizendo que a imagem foi manipulado para ficar mais bonita, pois ela ganhou uma "maquiada"... Será proibido o uso de maquiagem da mulheres no mundo real, ou as mulheres terão q ue vim com aviso também, "Estou usando maquiagem"? Dai agora alguém vem me dizer... "Há mas maquiagem é normal, e todo mundo sabe que as mulheres usam maquiagem". Então no mesmo raciocínio... Mas também todo mundo sabe e a mídia vive falando que tudo que vemos tem photoshop. A maquiagem tá para a mulher no mundo real, tal como o photoshop está para as publicidades ou imagens virtuais. Se a lei entrar em vigor e eu não querer usar tal frase para não cair o valor da minha imagem, eu irei produzir melhor minha modelo, TAMPAR todas as falhas dela na base da maquiagem, enfim, maquiagem no mundo real também faz milagres... pronto... tenho uma foto perfeita sem usar photoshop... apenas sairá um pouco mais demorada e mais cara... mas que tenho e resultado pretendido... a como tenho. Sou contra tal lei.
celso - Totalmente a favor, as meninas de 11, 12, 13.....anos veem essas belezas articificiais em revistas, e acham que o conceito da vida é esse, correndo atrás de plásticas e coloancando proteses com 11anos! O uso do photoshop moderado tem sentido agora vc comprar um produto somente pela beleza criada virtualmente é absurdo!!