arrow_backVoltar

No celular

Holandesa quer lançar plano tipo 'Skype'

05.12.08

Empresa holandesa chamada Nimbuzz chegou ao Brasil para convencer as operadoras de telefonia móvel a vender celulares com um programa pré-instalado que permite fazer telefonemas sem custos pela rede de internet móvel. O software funciona como se fosse o Skype em celulares.

As negociações estão em estágio inicial e a resistência é enorme, porque a maior parte das receitas geradas pelas teles vem do tráfego de voz e não do acesso à internet.


Evert Jaap Lugt, presidente da Nimbuzz, esteve no Brasil no mês passado para dar o pontapé inicial nas negociações. "Não estamos aqui para matar as operadoras. Queremos parcerias para que todos saiam ganhando", diz Lugt.

A Nimbuzz também tenta acordos com fabricantes para que os celulares saiam de fábrica com o software embarcado. "No Brasil, a proposta da Nokia está avançada", diz Carlos Medina, diretor-geral da Nimbuzz no Brasil.


No exterior, estão em negociação Sony-Ericsson, Motorola, HTC, RIM, fabricante do Blackberry, e a Apple.

Isso também desagrada às operadoras porque elas são as maiores compradoras de celulares vendidos com preços subsidiados aos clientes.


Ao mesmo tempo, segundo advogados das fabricantes, a legislação do setor permitiria a pré-instalação de qualquer software nos aparelhos, independentemente da vontade das operadoras.


As informações são de Guilherme Barros da Folha de S.Paulo.

No celular

/