arrow_backVoltar

Pesquisa

Perfil do usuário de trem e ônibus em SP

05.11.09

A FLC Comunicações, que edita e distribui gratuitamente o Jornal do Trem e a Folha do Ônibus, nas três linhas da CPTM e de ônibus, das regiões Oeste e Sul de São Paulo, e no ABC, encomendou pesquisa à Target Marketing com o objetivo de detectar o perfil do usuário desses transportes públicos e seu potencial de consumo.


A pesquisa detectou, dentre outros dados, que os usuários pertencem prioritariamente à classe C (46%), que 60% dos passageiros possuem ensino médio completo e que 22% têm ensino superior completo. 


A principal opção de lazer nas horas vagas é a leitura: 66% deles optam por essa atividade e 90% consideram jornal como a principal fonte de informações.


Comparado a estudo semelhante realizado pela FLC em 2004, detectou-se uma diminuição da participação da classe D como usuária desses meios de transporte. Na primeira pesquisa, os passageiros da classe D representavam 23% do total e hoje são 4%. "Isso não significa que a classe D não vem utilizando esses meios de transporte, mas sim que, devido à estabilidade econômica no Brasil nos últimos anos, houve uma migração da classe D para a C", analisa Otávio Costa, diretor de marketing da FLC Comunicações. 


Segundo a pesquisa, 83% dos passageiros preferem fazer suas compras em lojas de rua, onde podem pesquisar mais livremente preços, modelos e novidades sobre roupas. Os shoppings é preferência que ocupa o segundo lugar para 50% dos pesquisados. 


A maioria dos usuários, quase 80%, está empregada. Uma parcela de 48% dos entrevistados possui casa própria e 26% têm carro. Na hora de decidir a compra desses bens, as imobiliárias e concessionárias são as mais procuradas.


Com relação ao consumo de bebidas, 83% preferem refrigerante; 74,5%, água engarrafada; 57%, suco pronto artificial e 42%, cerveja.


Com relação à educação, 20% dos passageiros pretendem fazer faculdade e 14%, mestrado/ doutorado ou pós-graduação.

Pesquisa

/