arrow_backVoltar

Comportamento

Envelhecer torna pessoa mais liberal, diz estudo

06.03.08

Vira e mexe a ciência quebra paradigmas e preconceitos que permeiam o senso comum. Desta vez, estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade Estadual da Pensilvânia constaram que envelhecer faz com que uma pessoa fique mais liberal e tolerante, e não mais conservadora e intransigente como muitos supõem.


Os cientistas detectaram pela pesquisa que as pessoas com mais de 60 anos de idade tornam-se mais liberais, e mais rapidamente liberais quando comparadas com as pessoas mais jovens.


"Ainda há esse estereótipo sobre as pessoas mais velhas serem menos flexíveis quanto a sua forma de pensar ou serem mais conservadoras", disse Nick Danigelis, professor de sociologia em Vermont, que comandou a equipe de pesquisa.


"Esse é um falso estereótipo. Na verdade, as pesquisas sugerem que quanto mais idosa, mais rapidamente uma pessoa aproxima-se das opiniões liberais."


Os estudiosos usaram dados do Censo Social Geral dos EUA, que mediu mudanças na atitude das pessoas em diferentes estágios de suas vidas. Foram analisadas as convicções políticas de 46.510 pessoas entre 1972 e 2004.


A pesquisa, publicada na American Sociological Review, incluiu as impressões sobre o papel político e econômico desempenhado por grupos como os de mulheres e afro-americanos, bem como sobre os direitos com os quais devem contar os ateus e os homossexuais. Além disso, avaliou-se a opinião das pessoas sobre questões da esfera privada, como a prática de sexo antes do casamento.


O estudo revelou uma mudança de atitude entre o grupo com idades de 18 a 39 anos e aquele com pessoas de 60 anos ou mais. O último grupo tendeu a mostrar-se mais tolerante do que conservador.


Com informações da Reuters.

Comportamento

/