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+ agressivo no Brasil

Walmart anuncia conceito 'everyday low price'

05.01.11

O Walmart anuncia nesta quarta-feira (05) que pretende aplicar no Brasil, a partir deste mês, o conceito "everyday low price" ("preço baixo todo dia").


Isso significa que as promoções de início de mês, ou semanais - criadas para gerar fluxo nas lojas e tão comuns no Brasil - deixarão de existir na rede, informa a Veja.Com.


No lugar dos 'saldões', a rede tentará reduzir os preços de seus produtos abaixo do que vem sendo praticado pela concorrência, sobretudo o Extra, do Grupo Pão de Açúcar.


A garantia de preços mais baixos é explicada pela renegociação de contratos com fornecedores. Desde o início do segundo semestre de 2010, o Walmart vem redefinindo preços e, sobretudo, aumentando a chamada ‘verba promocional’ junto aos seus fornecedores.


Tal verba é uma espécie de jargão que o mercado brasileiro utiliza para apelidar os descontos que as redes recebem de seus fornecedores na compra de lotes de produtos.


Esse aumento de descontos conseguido será possivelmente revertido em redução de preços para os consumidores e não mais constará nos resultados financeiros da empresa.


“Em contrapartida, as margens de venda dos produtos serão maiores”, afirma uma fonte ligada ao Walmart.


A estratégia foi aplicada no México em 1999 e garantiu a liderança de mercado ao varejista.


O México é o maior mercado para o Walmart fora dos EUA. Por isso, o mexicano Francisco Casado, executivo da empresa, foi deslocado para o Brasil em 2010 para comandar as mudanças de gestão que o país deveria sofrer.


Além da nova estratégia, o Walmart anuncia nessa quarta-feira (05) o resultado das mudanças de gestão que a empresa vem sofrendo no Brasil - renegociação de contratos com fornecedores, troca de presidente (Hector Nuñes deu lugar a Marcos Samaha) e integração das operações de todas as suas bandeiras.

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