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Lucro dos jornais aumenta
Balanços dos principais jornais norte-americanos com relação ao primeiro trimestre deste ano sinalizam recuperação ante mesmo período de 2009.
Em linhas gerais, os maiores jornais dos EUA viram alguns de seus resultados melhorarem, graças às receitas publicitárias, que caíram menos do que nos trimestres anteriores, e à contenção de gastos.
Na internet, os sites dos jornais tiveram o maior número de acessos nos primeiros três meses do ano, ao atrair 74,4 milhões de visitantes únicos por mês, na média. O número superou a forte audiência do último trimestre de 2009, de 72 milhões por mês.
Os dados foram compilados pela Nielsen Online a pedido da NAA (Newspaper Association of America).
Por outro lado, a circulação em papel dos maiores jornais dos EUA caiu, em média, 9,5% em dias de semana, segundo o instituto Audit Bureau of Circulations.
A News Corporation, que publica o "Wall Street Journal", apresentou um balanço que surpreendeu analistas. A receita da companhia no primeiro trimestre subiu 19%, para US$ 8,8 bilhões. O lucro operacional cresceu 55%, para US$ 1,25 bilhão.
Se considerado somente o setor de serviços de informação e jornais do grupo, o lucro operacional foi de US$ 131 milhões, um crescimento de US$ 102 milhões em relação ao mesmo período do ano passado.
A New York Times Company também divulgou lucro operacional de US$ 83,3 milhões no primeiro trimestre, ante US$ 16,4 milhões no mesmo período de 2009. A receita publicitária total caiu 6% em relação aos três primeiros meses de 2009, a menor queda desde o terceiro trimestre de 2007. E os anúncios digitais subiram 18%.
Já a receita da empresa detentora do "Washington Post" ficou em US$ 1,17 bilhão, 11% a mais do que em 2009.
O grupo Gannett, o maior em circulação diária total de jornais nos EUA (e que edita o "USA Today"), divulgou que o seu lucro líquido cresceu 51% ante o primeiro trimestre de 2009.
Com Folha de S.Paulo.