arrow_backVoltar

Barômetro sobre a Crise

Em que segmentos brasileiro cortou gastos

08.09.09

Pesquisa mundial "Barômetro Mundial sobre a Crise Financeira", coordenada pela rede Worldwide Independent Network of Market Research (Win) e realizada no Brasil pelo Ibope Inteligência, dá conta de que o consumidor brasileiro se revelou mais sensível aos problemas econômicos, mas ainda é mais otimista que os norte-americanos e argentinos.

O objetivo do estudo é saber como os entrevistados têm se comportado, influenciados pela crise, com relação aos gastos.


Dos entrevistados, subiu de 31% para 40% do total os que disseram ter cortado despesas com mantimentos para casa. Em vestuários/calçados/acessórios, a redução de gastos também foi grande: de 45% para 54% da população. O item que mais sofreu até agora é o de móveis e eletrodomésticos.


Segundo Laure Castelnau, diretora de Atendimento e Planejamento do Ibope Inteligência, o brasileiro tem cortado despesas maiores com produtos para casa. Em alguns casos, como o de mantimentos, ele pode ter migrado para marcas mais econômicas, embalagens menores ou simplesmente eliminado itens da lista de supermercado.


"O brasileiro se alinhou agora aos tempos de crise. Seu otimismo durou mais tempo. O resultado demonstra que ele decidiu começar a rever alguns planos de consumo", avalia.


Laure não acredita que o resultado da pesquisa seja motivo de preocupação porque as quedas de consumo não foram tão expressivas. "As notícias sobre a retomada da economia costumam ter impacto nas pessoas. Agora é ver se na próxima pesquisa a recuperação vai aparecer", diz.


Na média mundial, as categorias menos afetadas pelo cortes de gastos foram as relacionadas ao universo tecnológico, como celular, TV por assinatura e internet.


Leia matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.

Barômetro sobre a Crise

/