arrow_backVoltar

O espaço é seu

Um dia é da caça. O outro, do revisor.

31.03.09

28 DE MARÇO. Dia do profissional de revisão.


Eternos fiscais, críticos, dedos-duros, muitas vezes alvos do ódio ou do desdém de autores ou editores feridos, mas sempre fundamentais. Criaturas cuja visibilidade é inversamente proporcional à eficiência. Aquele que, se aparece, é porque deu m...


...problema!


Por mais improvável que possa parecer, poucas pessoas sabem que quando leem um texto claro, bem escrito e harmônico, é porque quem o produziu preocupou-se em contar com um profissional bem preparado para revisá-lo antes.

Neste 28 de março, o dia do revisor não tem muito para ser comemorado. Apesar do ligeiro aquecimento causado pela adoção do NAO (Novo Acordo Ortográfico), muita gente simplesmente ignora as novas regras, e até mesmo a necessidade e a responsabilidade social de difundir a língua portuguesa correta, mesmo no nível mais básico.

E isso não é idealismo, nem frescura; um texto solto, claro e impecável é muito mais lucrativo, porque fornece credibilidade instantânea a quem o produziu e agrega valor ao veículo. Sem a necessidade de ser inacessível, rebuscado ou culto.

E para quem trabalha com propaganda, há ainda um “efeito colateral” importante: o erro, quando não justificado conceitualmente, invariavelmente chama mais a atenção do que o produto. Isso traz um prejuízo sistemático à imagem da marca. Inclusive a da agência.


Os revisores precisam conhecer a diversidade dos gêneros textuais, os vícios, as linguagens, o código linguístico corrente e as características estilísticas de cada autor. Consultas a manuais, gramáticas, vocabulários e dicionários podem ser feitas por qualquer um. Mas a investigação da revisão é muito mais ampla, abrangendo também a coerência e a precisão do conteúdo, que requer habilidades de absoluta concentração, percepção e crítica, além de ótimos conhecimentos gerais, e até regras da língua portuguesa. No entanto, a maior qualidade do profissional de revisão ainda é situar-se como o leitor final.


Em tempo

No dia 28 de março comemora-se também o dia do diagramador, nosso parceiraço. Parabéns aos nossos importantes colegas e aos não menos importantes parceiros!


Gilson Victor
MPM Propaganda


Comentários 


Rica - legal Gilson. Vc chegou a ler comentário dessa nota que fala sobre erro de português (concordância)? http://www.clubedecriacao.com.br/index.php?pagename=redirect&posttype=ultima&previous_id=38142
o que acha? Não sei se vc pode nos explicar, mas acho que o viviani está corretissimo. alias vc poderia mandar dicas de português e revisão mais vezes pro nosso CCSP. abraço


marcos ham -  Parabéns Gilson. Você é um revisor que corrige o texto, a arte, o conceito e até a faca da peça. Tive o prazer de trabalhar contigo e perceber que a qualidade de um profissional se dá por meio da técnica, percepção e parceria. Valeu sempre pelas caronas grande parceiro...Se cuide e continue arrepiando aí na MPM. Um grande abraço do Mr Chocolate.


Thiago Aranha -  Graaaande Gilson. Melhor revisor que este humilde aprendiz de redator já teve! Abração, meu velho!


GILDA - muito bem lembrado. quando comecei em prop, la longe, como revisora ( o primeiro passo de um futuro-redator) costumava dizer isso mesmo, o revisor só é reconhecido quando erra. Parabéns aos profisssionais que limpam nossas c....


Andrea Herszzon - (não escreveu nada)


Roberto - Da lhe Gilsão ... parabéns! Grande prazer em ter trabalhando com você, espero te encontrar pelo mercado e pelos butecos. Abraços


Raphael Passos -  É isso ai Gilson. Em agência não pode ser focados somente no seu proprio nariz, temos que ter uma visão abrangete do trabalho. Continue assim!


 Cristina - Parabéns, Gilson! Excelente texto exaltando uma nobre profissão. Esta frase "Criaturas cuja visibilidade é inversamente proporcional à eficiência." devia constar do Houaiss no verbete "revisor".


Gilson Victor - Rica, deveria estar "saia" e "venha", ambos conjugados no imperativo. Não há eufonia nem licença poética que justifique o uso do tempo verbal de "vem" somente ali! Acho que foi um escorregão daqueles!
 
ANDREA HERSZZON
-  Você é brilhante em tudo o que faz, é audacioso, perspicaz, inteligentíssimo, responsável e batalhador. Seus olhos de águia enxergam através dos textos, das pessoas, do mundo. Esse seu jeito único de ser e agir faz com que seja tão especial, não só para mim, mas para todos os que já trabalharam e conviveram com você. Sucesso e brilho. É isso que você merece!


 

O espaço é seu

/