Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Bastidores de Nissan (Carol Dantas)
A parceria da Movi&Art e da Lew'Lara é antiga e tem rendido bons frutos. O mais recente deles é a nova campanha institucional da Nissan (assista aqui).
O projeto necessitou do envolvimento de todos, desde o início. Na publicidade é raro termos prazo para planejamento de produção. Nesse caso, porém, o prazo era imprescindível, uma vez que a produção seria extremamente complexa, envolveria várias vertentes e ainda seria necessário ter o filme quase todo pronto e estudado através de animatics, antes de partirmos para o set de filmagem. Esse envolvimento gerou um enorme prazer na produção e em todos os envolvidos.
O fato de termos desenvolvido o shooting e realizado os animatics - feitos pela Vetor Zero - e o fato deles terem sido pré-aprovados pela agência e pelo cliente, nos permitiu maior embasamento em nossas reuniões com a equipe de produção, direção de cena, direção de fotografia e equipe técnica.
Nas primeiras reuniões definimos uma variável determinante para o sucesso das filmagens: qual seria a área necessária para a filmagem, considerando tempo de aceleração e freagem dos carros, dentro da proporção dos "padrões Nissan" em relação ao carro, considerando as manobras desejadas e apresentadas no animatic.
Definido isso, nossa missão era encontrar um galpão com piso em ótimas condições, ou seja, sem rachaduras e desníveis, com uma área que tivesse, no mínimo, 50 metros por 200 metros, sem colunas, e com um pé-direito de 7 metros ou mais.
Conseguimos encontrar próximo a Sorocaba, interior de São Paulo, exatamente uma área que atendesse às necessidades das filmagens. Com 50m por 256m e exatos 7m de pé-direito, haveria espaço suficiente para a aceleração e freagem dos carros e do câmera-car.
A partir daí, o diretor de cena Carlos Manga Jr., o Manguinha, definiu com o diretor de fotografia Marcelo Durst. Para conseguirmos passar a noção de velocidade dos carros, em um ambiente todo branco, o elemento mais importante seria o reflexo das luzes nos carros. Além disso, a luz deveria ser homogênea para possibilitar o traballho da Vetor Zero responsável pelos efeitos, inseridos posteriormente.
Para obter esse resultado, decidiu-se criar um teto translúcido branco para que as luzes penduradas acima desse teto, além de iluminar, formassem um belo desenho de luz.
Criou-se, então, um butterfly de 4 mil metros quadrados que, com certeza, é um dos maiores já feitos no Brasil, em estúdio, e o maior já realizado por todos os envolvidos nessa produção, de técnicos a fornecedores de equipamento.
A produção utilizou duas 2 câmeras de 35mm na maior parte das tomadas, chegando a ter três câmeras em planos mais complexos e de dificil repetição.
A equipe de pilotos também impressionou a todos com a precisão nos movimentos e manobras. Acompanhando a precisão dos movimentos, trabalhamos com uma cabeça estabilizada, a única do Brasil que reduz as trepidações da câmera e do câmera-car, tornando-as quase imperceptíveis.
No total foram gastos quase 30 dias na locação, sendo cinco deles apenas para preparação do galpão, três dias de montagem de luz (pré-light), sete de filmagem e outros 12 dias para desmontar e entregar o espaço nas condições em que o encontramos.
Finalizadas as filmagens, partimos para a edição, na qual novas cenas foram acrescentadas ao estudo do animatic, dando maior dinamismo e velocidade ao filme. A partir dessas edições, começou o trabalho da Vetor, que fez a composição das cenas, animações e construções em 3D.
Este foi o maior set de filmagem já montado por mim, o maior set de filmagem que o Manga e o fotógrafo Marcelo Durst já tiveram para realização de um filme publicitário. Foram calculados mais ou menos 18 quilômetros rodados em média por dia por cada pessoa envolvida no job, dentro do galpão. Ao final do trabalho de dez dias, cada pessoa tinha percorrido cerca de 180 quilômetros.
Mas os números são ainda mais impressionantes. Para fixação do difusor de luz no teto de tecido foram necessárias oito pessoas e o tempo de montagem foi de 6 horas. Na montagem da rampa foram gastas mais de dez horas, com cerca de 20 cenotécnicos envolvidos. Mais dez pessoas e dois dias de trabalho para montar o túnel. Foram necessárias três semanas de produção para a realização deste job, que consumiu 30 latas de tinta para pintura e manutenção do piso.
Foram gastos mais de 30 caminhões pipa na lavagem do galpão e foi necessária uma equipe de 20 pessoas, que trabalhou durante uma semana na remoção da tinta do piso.
Espie o making of aqui.
Ficha Técnica
Agência: Lew´LaraTBWA Publicidade S/A
Título: Fuja do Padrão
Cliente: NISSAN
Produto: Instintucional, Line Up, Sentra, Tiida, Nova Frontier
Criação: André Laurentino, Carlos Lopes Nunes, Luciano Lincoln, Manir Fadel, João Braga
Direção de Criação: Jaques Lewkowicz e André Laurentino
Atendimento: Alexandre Baroni, Fabricio Takahashi, Fernanda Silvado e Arthur Taneli
RTV: Katia Bontempo Leal/Cristiane Leopacci/Daniela Toda
Produtora de Filme: Movi&Art & Republika Filmes
Direção do Filme: Carlos Manga Jr.
Direção de Fotografia: Marcelo Durst
Montagem: Alex Lacerda
Telecinagem: CasaBlanca
Produtora de som: Sax So Funny
Animação/Finalização: Equipe Vetor Zero
Supervisão: Sergio Salles
Produtor Executivo: Alberto Lopes
Planejamento: Carla Sá e Paulo Vita
Mídia: Luiz Ritton, Rodrigo Simões, Clara Corrales, Marcelo Coleto
Duração da campanha: 12 meses
Aprovação Cliente: Arison Souza, Melissa Barbosa, Fayga Panassolo