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Pesquisa apura visão masculina sobre futuro
Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e encomendada pela marca Rexona buscou apurar quais as expectativas dos homens brasileiros para os próximos 20 anos.
O objetivo é dar suporte ao lançamento da linha de desodorantes masculinos Rexona Quantum.
De acordo com Roberta SantAnna, gerente de marketing de Rexona, a pesquisa indica que o consumidor relaciona o futuro diretamente à tecnologia, a um novo papel na sociedade e a mudanças nos relacionamentos, que devem valorizar cada vez mais o contato pessoal, apesar do crescimento das relações virtuais.
A executiva analisa que, com a valorização do contato físico, a preocupação com a aparência e a imagem será crescente.
Segundo os entrevistados, o futuro se apresenta como uma mistura de otimismo, expectativas e apreensão. Apenas 31% dos pesquisados preferem que as coisas permaneçam como estão. Já 71% esperam viver boas novidades e se consideram otimistas sobre o futuro.
Com relação à tecnologia, 89% dos entrevistados acreditam que os equipamentos serão ainda menores do que atualmente e 85% acreditam que haverá mais recursos que facilitem a vida das pessoas. Eles desejam equipamentos que integrem mais funcionalidades.
Mesmo com o aumento constante nas vendas de carros e da paixão do brasileiro por automóveis, 72% acreditam que mais pessoas usarão o transporte coletivo no futuro.
Por outro lado, quase 50% deles imaginam que os carros serão individuais e aproximadamente 33% acham que será possível fazer exercícios dentro dos veículos durante o tempo de deslocamento.
Dos participantes da pesquisa, 90% utilizam desodorante como parte de seus cuidados básicos e igualmente 90% deles consideram que boa aparência e higiene pessoal são capazes de transmitir uma imagem de sucesso.
Além disso, 74% dizem esperar por produtos que não apenas resolvam seus problemas, mas que antecipem suas necessidades.
Com relação ao trabalho, encontrar uma atividade que traga realização profissional e boa remuneração no futuro é a preocupação de 80% dos entrevistados. Ainda sobre o tema, 91% acreditam que as mulheres ficarão cada vez mais independentes e 57% acham que, em 20 anos, elas dominarão o mercado.
A preocupação sobre as cobranças que irão sofrer no futuro também foi constatada pelo estudo: 84% dos entrevistados acreditam que serão mais cobrados em relação ao seu desempenho em áreas como trabalho e família. Além disso, 77% dos entrevistados acham que serão mais cobrados inclusive em relação à aparência. Tanto que 79% estão atentos à forma física hoje e 75% já sinalizam preocupar-se com este item no futuro.
Apesar de imaginarem que serão mais cobrados como homens, e que as mulheres estarão mais independentes, são poucos os que afirmam ter sua auto-confiança abalada quando o assunto é relacionamento amoroso: só 35% acreditam que será mais difícil conquistar as mulheres. Cerca de 80% acham que as relações serão mais liberais.
Os meios de comunicação virtuais deverão facilitar cada vez mais os relacionamentos entre as pessoas, na opinião de cerca de 75% dos entrevistados. No entanto, 82% desejam que no futuro, as pessoas não percam o contato físico.
A pesquisa ouviu 300 homens de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, todos entre 25 e 35 anos, das classes A, B e C.