arrow_backVoltar

The Big Won Report

Os resultados. Almap é agência do ano

07.01.10

Confira os resultados do The Big Won Report que acabam de sair do forno, referentes às agências, campanhas, redes e países mais premiados de 2009. O relatório é realizado pelo criativo britânico Patrick Collister, ex-vice-presidente e diretor de criação executivo da Ogilvy Londres, em parceria com a consultoria britânica The Garden Partnership.


Os autores do Report afirmam levar em consideração não só a quantidade de prêmios recebidos pelos trabalhos, mas também a qualidade dos mesmos.


Trata-se de uma ampliação do The Won Report, também obra de Collister, cujo foco é o marketing direto (aqui).


A compilação levou em conta 7.123 campanhas, que conquistaram cerca de 12 mil prêmios e são assinadas por 3.544 diretores de arte, 3.466 redatores e 3.054 diretores de criação.

As categorias avaliadas são TV, Press, Poster, Direct, Digital, Media, Integrated e Alternative & Innovative.


Os destaques brasileiros são AlmapBBDO como agência mais premiada de 2009; Brasil como quinto país mais premiado; Sergio Valente como CCO (5º lugar); Marcello Serpa como Top Executive Creative (1º lugar); Rodolfo Sampaio e Julio Andery como Top Executive Creative (empatados em 5º lugar); e Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches como Top Creative Director (empatados em 1º lugar). Há ainda Rafael Freire, da JWT Shanghai, como terceiro redator mais premiado de 2009.   


Em 2008, The Big Won também afirmou ter levado em consideração 12 mil prêmios, recebidos por 1.702 diferentes agências, creditados a 22 duas mil diferentes pessoas.


The Big Won 2008 trouxe a brasileira AlmapBBDO em 12º entre as 20 agências. O Brasil estava em 6º lugar entre os países mais premiados da edição. Ficou em 4º na edição relativa a 2007.


The Big Won 2009 – Top agencies

1. AlmapBBDO Sao Paulo    535 pontos
2. DDB London      471
3. BBDO New York      384
4. Abbott Mead Vickers BBDO London   366
5. DDB Berlin      361
6. Shackleton Madrid     347
7. Ogilvy Frankfurt     339
8. Proximity BBDO Malaysia    326
9. Dentsu Tokyo     309
10. Saatchi & Saatchi New York    300


The Big Won 2009 – Top networks


1. BBDO Worldwide      2952
2. DDB Worldwide      2631
3. Ogilvy Worldwide      2436
4. Leo Burnett Worldwide     2217
5. JWT Worldwide      1618
6. Saatchi & Saatchi Worldwide     1566
7. Proximity Worldwide      1253
8. TBWA Worldwide      995
9. Lowe Worldwide      894
10. Euro RSCG Worldwide     889


The Big Won 2009 – Top countries


1. United States      5443
2. Germany       4548
3. UK        3569
4. Australia       1890
5. Brazil       1638
6. France       1593
7. Spain       1486
8. Canada      1470
9. India        1366
10. Japan       1221


The Big Won 2009 - The top campaigns by total creativity


1. Best Job in the World Tourism Queensland SapientNitro  200
2.  Wallace & Gromet  Harvey Nicholls  DDB London  134
3= Share our Billboard  James Ready  Leo Burnett Toronto 108
3= The Store that Sells Hope Red Cross Portugal Leo Burnett Lisbon 108
5.  Dance   T-Mobile  Saatchi London  101
6. Trillion Dollar campaign The Zimbabwean TBWA Hunt Lascaris Jo’burg 98
7. The Yellow Treehouse Yellow Pages  AIM Proximity Auckland 97
8.  Magic salad plate  Four n’ Twenty Pies Clemenger BBDO Melbourne 96
9. TED 696 Project  Lion Nathan  BMF Sydney  94
10. Two Worlds campaign Jeep   Proximity BBDO Malaysia, 92


Top Chief Creative Officers


1.  Amir Kassaei  DDB Germany     374
2.  David Lubars  BBDO New York    356
3.  Bill Bruce   BBDO New York    323
4.  Ronald Ng   BBDO Proximity Malaysia   304
5.  Sergio Valente  DDB Brazil     271


Top Executive Creative Directors


1. Marcello Serpa  AlmapBBDO Sao Paulo    396
2. Jeremy Craigen  DDB London     338
3. Stefan Schulte  DDB Berlin     330
4= Rob Reilly   Crispin Porter + Bogusky   295
4= Andrew Keller  Crispin Porter + Bogusky   295
5= Rodolfo Sampaio  DDB Brazil     270
5= Julio Andery   DDB Brazil     270


Top Creative Directors


1=  Dulcidio Caldeira  Almap BBDO Sao Paulo  348
1=  Luiz Sanchez  Almpa BBDO Sao Paulo   348
2.  MUN   Proximity BBDO Malaysia  341
3.  Dave King   AIM Proximity Auckland   250
4.  Israel Diaz   Leo Burnett Toronto   216
5= James Burchill  SapientNitro Brisbane   200
5= Nancy Hartley  SapientNitro Brisbane   200


Top Copywriters


1. Ronald Ng   Proximity BBDO Malaysia  293
2. Kevin Le   Proximity BBDO Malaysia  283
3= Rafael Freire   JWT Shanghai    202
3= Jacqueline Ye  JWT Shanghai     202
4.  Merrin McCormick  SapientNitro Brisbane   200
5. Alexis Benoit   CLM BBDO Boulogne Billancourt 197


Top Art Directors


1. MUN   Proximity BBDO Malaysia  314
2= Eric Hor   Proximity BBDO Malaysia  283
2= Gary Lim   Proximity BBDO Malaysia  283
2= Hans Lee   Proximity BBDO Malaysia  283
2= Willeon Leong  Proximity BBDO Malaysia  283
3. Paul Kreitman  CLM BBDO Boulogne Billancourt 225
4= Lillie Zhong   JWT Shanghai    202
4= Yang Yong Liang  JWT Shanghai    202


The Top Work 2009


Top TV campaign


 House of Cards for Shelter – Leo Burnett London


Executive Creative Director: Jonathan Burley


Copywriters: Daniel Fisher/Peter Gosselin


Art directors: Richard Brim/Jay Hunt


Top Digital campaign


Eco:Drive for Fiat UK – AKQA London


Chief Creative Officer: James Hilton


Creative Director: Chris Williams


Creative Developer: Rick Williams


User experience architect: Paul O’Neil


Top Press campaign


Bear, Mafia, Prison etc for Alka-Seltzer – CLM BBDO Boulogne-Billancourt, France


Chief Creative Officers: Gilles Fichteberg, Jean-Francois Sacco


Copywriter: Alex Benoit


Art Director: Paul Kreitman


 Top Media campaign


 Khede Kasra for The Hariri Foundation – Leo Burnett Beirut, Lebanon


Executive Creative Director: Bechara Mouzannar


Creative Director: Chermine Assadian


Top Direct campaign


 Best Job in The World for Queensland Tourism – SapientNitro, Brisbane


Creative Directors: James Burchill, Nancy Hartley


Copywriter: Merrin McCormack,


Art Directors: Ralph Barnett, Cristian Staal


 Top Poster campaign


 Two Worlds for Jeep Korea – Proximity BBDO Malaysia


Chief Creative Officer: Ronald Ng


Copywriters: Ronald Ng, Kevin Le


Art Directors: MUN, Eric Hor, Gary Lim, Willeon Leong, Hans Lee


Top Integrated campaign


 Obama for President – for Obama Election Team


 Top Radio commercial


Search Tips for Google Turkey – Grey Istanbul


Creative Directors: Tugbay Bilbay, Engin Kafadar, Tevfik Sems Naipoglu


Copywriter: ERgin Binyildiz


A narração original deste spot é em turco. Veja a tradução em inglês.


Lots of background noise. Sounds are muted one after the other as the voiceover mentions them.
Man: Silence the horn.The jackhammer.The alarm.The pounding.And that mobile.Welder, peddler,milling machines.
The noisy toddlers,the loudmouth teens.
Stop the bike, the motorbikeAnd the honking, this instant!The automobiles,And that little van still driving in the distance.
Turn off the music.Guys?Wind . . . aeroplane.Shut up Spot!The humming.The clinking.Sshhh. Sparrows, quiet please.
And seagulls, speak no more.There you are zebra finch,You are the bird I’ve been looking for.
Use Google Search Tips. Reduce the whole world to a single result.


Confira todos os resultados em http://thebigwon.com/


Leia sobre The Big Won anterior aqui e aqui.


Espie os resultados do Gunn Report 2009 aqui.


Mais sobre o Won Report, pai do Big Won, aqui.


Comentários

David - O Rafael Freire é brasileiro também.


Nota da Redação: Oi Rafael, se você puder entrar em contato, agradeço: lais@ccsp.com.br. E parabéns!


 

The Big Won Report

/