Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
O que rolou no primeiro dia (Murilo Lico)
O primeiro dia
E lá vamos nós para o primeiro dia numa conferência de planejamento na vida de um criativo. Ok, é estranho. Pra começar na quantidade de gente, que não é muita. Ainda mais se comparado a Cannes. De resto, e as comparações vão parar por aqui, é como assistir só às palestras de Cannes.
E a manhã começou bem com Nancy Hill, CEO da American Association of Advertising Agencies, o tal Four As. E é engraçado porque, o que ela definiu como o papel do planejamento para o futuro, podia muito bem ser descrito como o papel da criação (ih, lá vem o cara dizer que é tudo a mesma coisa): pensar antes de todo mundo, esticar a corda e adorar mudanças. Nas palavras dela: thinking ahead, moving things forward and embrace change. Enfim.
Bom, como em todo evento do gênero, tem muita gente que vem aqui pra vender o próprio peixe fingindo que está apresentando uma maneira de pensar. Mas tem coisa bacana. O que mais me chamou a atenção é que me pareceu que está rolando um movimento Back to the Basics. E o que eu entendi disso é voltar para as idéias simples. A importância do processo está na idéia, não no processo. Não é uma apresentação moderninha que faz uma idéia velha ficar bacana. Como disse o CEO da TBWA em outra palestra dont webise the thinking. Os bons pensadores estão na rua, falando com as pessoas, porque é daí que vêm as grandes idéias.
Outra coisa que pra mim significa Back to the Basics é a volta de alguns papéis importantes que os publicitários tinham lá nos tempos de guaraná com rolha: criar produtos, interferir na distribuição, participar do negócio (mesmo) do cliente.
E a apresentação dos caras da Crispin Porter foi assim. Além dos cases que todo mundo adora (criativos incluídos) como Whopper Freakout, SimpsonizeMe e Safe Happens, eles apresentaram idéias do caralho só que na forma de produtos: uma lâmpada de LEDs que replica o sinal wireless pela casa (e tem o design de uma lâmpada normal), um carro nichado pra quem tem cachorro, o Passat Dog Edition, e o redesenho de um carro clássico da VW aqui nos EUA.
Pensa bem, se o movimento dos clientes nos últimos anos foi de terceirizar o departamento de marketing para as agências, nada mais natural que, daqui a pouco, eles terceirizem também o departamento de inovação.
Murilo Lico - Santa Clara - Direto de Miami
Leia anterior sobre a Conferência aqui.
Comentários
Ken Fujioka - Tudo sobre a conferência de planejamento em Miami na home do Blog do GP: www.grupodeplanejamento.com.br