Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Quer conferir a pesquisa na íntegra?
Com o objetivo de identificar os nomes que melhor representam as diferentes faces da cidade de São Paulo, a APPM Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado apresenta os resultados da pesquisa A Cara de São Paulo, na semana em que a metrópole completa 455 anos.
Realizado pela primeira vez em 1990, o estudo é composto por pesquisas qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram reunidos seis grupos sobre os símbolos da cidade, seus problemas, aspectos positivos e negativos e o sentimento do cidadão paulistano, de nascimento ou por adoção, em relação à cidade.
Ao mesmo tempo em que a cidade é sinônimo de trabalho, progresso, comércio, informação e cultura, ela também lembra violência, trânsito, poluição, barulho e crescimento desorganizado.
A cidade de São Paulo, por sua pujança, sua força de trabalho, seu poder econômico e, sobretudo, por seu desenvolvimento, tem para os brasileiros um significado de progresso e vitória. Entretanto, para os que vivem em São Paulo este significado não se restringe ao lado progressista da cidade: trata-se de uma relação emocional, uma espécie de paraíso urbano, de amor concreto, afirma Rose Saldiva, idealizadora da Pesquisa.
O estudo mostra o quanto o perfil de São Paulo mudou nos últimos anos. Em 1990, por exemplo, a figura que representava bem São Paulo, segundo os próprios moradores da cidade, era um homem altamente sedutor e poderoso que, ao mesmo tempo, era boêmio e gostava muito de trabalhar. Já a figura de 2009 vem representada por uma mulher que é executiva e mãe.
A partir deste levantamento foi possível elaborar uma primeira lista de categorias que foi aplicada em 100 entrevistas espontâneas por telefone. Com estes dois levantamentos em mãos, a APPM pôde elaborar o questionário que foi aplicado em mil entrevistas com pessoas que vivem em São Paulo, mostra que traz margem de erro muito pequena, de 2 a 3%. Todas as classes sociais e faixas etárias foram abordadas.
"As respostas escolhidas pelos paulistanos têm uma característica comum: todos são lutadores, vencedores e íntegros. É assim que o paulistano se vê, e isso independe do local onde ele nasceu., afirma Antonio de Pádua Prado Junior, diretor da APPM.
Seguem alguns exemplos dos principais símbolos que representam a cidade, ou seja, que têm a cara de São Paulo:
Ator Lima Duarte
Atriz Fernanda Montenegro
Apresentador Silvio Santos
Apresentadora Hebe Camargo
Apresentador de Telejornal William Bonner
Jornalista de Imprensa Escrita José Simão
Esportista Rogério Ceni
Conjunto de Rock Titãs
Empresário Silvio Santos
Museu Museu do Ipiranga
Parque Ibirapuera
Monumento Monumento à Independência
Cartão Postal Avenida Paulista
Comida Arroz e Feijão
Flor Rosa
Para receber os gráficos da pesquisa, na íntegra, mande um email com a frase QUERO PESQUISA A CARA DE SÃO PAULO no campo Assunto, para lais@ccsp.com.br.
Para receber Pesquisa IBOPE Inteligência e WIN sobre a percepção da população mundial sobre a crise econômica, clique aqui.
Comentários
Bia Ferrer - Acho esta pesquisa bem interessante, e há alguns meses venho realizando uma parecida, mas com imagens. Sou fotógrafa de moda, beleza e comportamento e iniciei com o projeto www.authenticportrait.wordpress.com no ano passado. O projeto consiste em fotografar os diversos tipos e etnias de pessoas que circulam pela cidade, já fotografei cerca de 2000. Pretendo lançar um livro com o projeto. A quem interessar, passe por lá e veja o rosto das pessoas de São Paulo. Abraços