arrow_backVoltar

Correios

Greve termina!

21.07.08

Funcionários da Empresa de Correios e Telégrafo (ECT) em 22 Estados e no DF realizaram assembléia nesta segunda-feira (21) e acataram a proposta firmada com a empresa, no último sábado, a partir da intermediação do Ministério das Comunicações.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a orientação é para que o trabalho seja retomado até a meia-noite desta segunda.


Segundo a Federação, ainda estão indefinidas as situações em Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, mas a maioria dos Estados em greve já aprovou a fim da paralisação, que durou 21 dias. Algumas localidades retomaram o trabalho já na tarde desta segunda-feira, como ocorreu no Amazonas, Paraíba e Mato Grosso. Em São Paulo, o serviço deve ser normalizado a partir das 22 horas.


O acordo firmado entre o ministério, a diretoria dos Correios e a liderança do movimento grevista atendeu a uma das principais reivindicações da categoria, a incorporação de adicional de risco de 30% do salário-base para 43 mil carteiros. Os demais empregados receberão o valor fixo de R$ 260.


Não haverá desconto do salário pelos dias parados. "Nestes 21 dias, acumulamos cerca de 110 horas, que serão compensadas com horas extras. Acredito que em 14 dias já teremos compensado as horas e colocado a correspondência em dia", afirmou Manoel Cantoara, secretário-geral da Fentect.


O balanço dos Correios, que contabilizava os números até a última sexta-feira, era de que 130 milhões de objetos simples e registrados estavam parados. Segundo a empresa, 31% das correspondências não foram entregues durante o período de paralisação.


Outros dois pontos de negociação entre funcionários e empresas ficam pendentes: a divisão dos lucros, que será discutida durante a campanha salarial, e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, que será retomado em agosto, data-base da categoria.


As infos são do UOL

Correios

/