arrow_backVoltar

CowParade

Touro Bandido 'interfere' na exposição

16.03.10

Duas vacas da CowParade - uma av. Paulista com rua Augusta e outra na av. Faria Lima com Cidade Jardim - sofreram 'intervenção' do artista Eduardo Srur, na madrugada da segunda-feira (15).


O responsável pela intervenção explica que trata-se de um "protesto" contra uma exposição “importada” como a CowParade.


“Não vejo nenhuma relação entre uma vaca, símbolo de outro país, e a nossa cidade e sua história. Eu queria resgatar o imaginário brasileiro com o Touro Bandido, um animal que nunca foi domado em rodeios, foi personagem de novela e virou lenda nacional”, argumenta Srur. 
 
Ele afirma ainda que a "vaca é passiva e domesticável, e não invadiria as ruas da cidade. Como invadiu, o touro se apropria dela, pois faz parte de sua natureza indomável


Na própria segunda-feira (15), as esculturas de isopor foram retiradas de cima das vacas da CowParade.
 
Semana passada, a Prefeitura de São Paulo mandou retirar 20 vacas das ruas porque faziam alusão a marcas de patrocinadores. “Eram vacas publicitárias. Nessa história, o papel do artista fica distorcido. Qualquer um que comprar uma vaca pode pintá-la e se tornar um 'artista'”, diz Srur. “A vaca ficou estéril e o touro cria uma inseminação artística nela.”


Vídeos e imagens das instalações estão disponíveis no site de Srur.


Comentários

Bial - Hã? Cuma? Poderia ter feito um protesto mais inteligente. Isso me parece dor de cotovelo.


 Denis Souza -  Além de dor-de-cotovelo, esse ilustre artista desconhecido se aproveitou da famosa CowParade para aparecer pública e gratuitamente. Além de utilizar um discurso sem fundamentos convincentes e termos esdrúxulos ("inseminação artística"?!?,) ainda tenta desqualificar uma manifestação artística reconhecida e aprovada em diferentes países e culturas ("símbolo de outro país"? Qual país? a Índia?). Que tal ser conhecido e reconhecido por méritos próprios, ao invés de "intervir" e "interferir" em obras de outros artistas? Comportamento típico de pichadores.


Paoli -  Mais um Bial? Você é quem devia ir para o paredão.


jo soares -  esse cara é pessimo. o touro dele vai a leilão? vai ajudar uma entidade? ele protestou com garrafas pet contra a poluição e faz 2 touros em isopor. inteligente pra caramba esse mané. da próx. vez mande um projeto legal pra cowparade!


Rodolfo -  Excelente Srur


Luis Aurelio - De que planeta esse cara é? O que ele bebeu antes de escrever esso texto ai em cima? Que eu saiba, artista é quem expressa uma idéia atraves da arte. Se é bom ou ruim, isso são outros quinhentos.


Henrique Martins -  Protesto ou não, eu achei a intervenção maneiríssima.


FPD -  PRESTEM BEM ATENÇÃO: O artista em questão está certo em criticar isto, não só pelo fato da cultura importada da qual somos vítimas há séculos, e da qual vocês também são vítimas, pois perderão (em grande parte) espaço para o povo de fora, mas também pela questão de que se é necessária a crítica. Fiquem aí sentados elogiando o internacional e esqueçam do nacional, vocês são o nacional, valorizem-se!! A exposição é brilhante, tanto a das vacas, quanto a idéia do touro. É dever dos artistas e comunicólogos (como vocês, penso eu) criticarem FERVOROSAMENTE e pensar constantemente a sociedade e nossa cultura, em vez de meter o pau em nossos compatriotas! O PAPO DELE É RESGATE DE CULTURA NACIONAL, é a mesma coisa que os Modernistas pensavam e falavam, e exatamente a mesma coisa que os Tropicalistas gritavam, isto sem falar em outros expoentes. E é algo que fará vocês venderem e venderem. E por conta dessa cultura de colonizados ainda parece uma louca utopia quando se fala no assunto. Resultado: essa cultura (atualmente e em grande parte) vazia e de artistas nacionais descartáveis produzindo lixo para nossa percepção. Imaginem o país daqui a trinta anos.


 

CowParade

/