Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vendas devem crescer este ano
A indústria de computadores se prepara para uma queda nas vendas este ano, em todo o mundo.
Entretanto, os netbooks, micros portáteis menores e de baixo custo, devem vender mais em 2009, por dois motivos. Por serem um tipo de produto razoavelmente novo, com vendas relativamente modestas no ano passado. E ainda, pelo preço reduzido e pela portabilidade, que atraem quem já tem outro computador.
A Positivo Informática foi pioneira no país, com o lançamento da linha Mobo em maio de 2008.
A taiwanesa Asus, a primeira no mundo a apostar comercialmente nos netbooks, anunciou nesta quarta-feira (28) a fabricação local de dois modelos do seu Eee PC.
A Dell planeja lançar um modelo no país nas próximas semanas e a HP, dois modelos, provavelmente em abril.
A Itautec espera entrar nesse mercado até o fim do trimestre e outras fabricantes também preparam lançamentos no Brasil.
Em 2009, foram vendidos somente 150 mil netbooks no Brasil, segundo a consultoria IT Data. "Esse número representou 3,5% dos computadores portáteis vendidos", disse Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da consultoria.
Para este ano, a expectativa é de que cheguem a 7% do total dos notebooks. E a projeção para as vendas de portáteis é de crescimento em 2009, apesar de ser esperada uma queda na comercialização de PCs.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo, na íntegra para assinantes aqui.