Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Chuck Porter derruba mitos
Chuck Porter, um dos fundadores da legendária Crispin Porter + Bogusky, realizou palestra nesta quinta-feira (21), no Hotel Unique, a convite do Clube de Criação de São Paulo.
O criativo surpreendeu ao dizer, em português, que faria a palestra no idioma local - porque teria nascido numa tribo brasileira -enquanto a tela em sua apresentação denunciava: "Ele está mentindo". E depois: "Ele não fala português".
A brincadeira serviu para descontrair e engatar um papo sobre alguns 'mitos' que podem ser derrubados. O mito número um abordado por ele: "tudo mudou".
Para ele, desde que as mídias online despontaram, muitas pessoas acreditam que o mundo da publicidade mudou completamente, que o comercial de 30 segundos iria acabar.
Porter defendeu que, sim, a mídia pode mudar, mas o poder de uma boa história continua imutável, ou seja, a ideia pode vir de qualquer lugar e a propaganda deve contar uma história poderosa, não importa o meio em que será veiculada.
O interessante é saber aproveitar os novos meios, ganhar espaço gratuito na mídia, gerar buzz. Para ilustrar a ideia, Porter contou o case de "Subservient Chicken", da Crispin Porter +Bogusky para Burger King, quando do lançamento do sanduíche de frango da rede de fast food.
Ele disse que o comercial veiculado na internet, que trazia dois homens fantasiados de frango e lutando box, teve um resultado surpreendente: 100 milhões de visitas em 12 dias.
Outro mito que Porter buscou derrubar: "quem comanda é o cliente". Ele disse que escuta muitos executivos de grandes agências dizendo isso, mas na verdade, para Porter, o consumidor esteve no controle desde sempre.
Só que agora, com a novos meios de comunicação, ficou difícil que as empresas ignorem o cliente.
O criativo também destacou que o uso de pesquisas para elaborar campanhas, por si só, não é suficiente para alcançar o sucesso. "Nenhum focus group escreveu uma boa história, até hoje".
Os cases de Jetta (VW), Domino's Pizza e Molson, entre outros, também foram destacados pelo criativo.
O salão do hotel Unique onde foi realizada a palestra estava completamente lotado. Foi um sucesso.
Leia anterior sobre Chuck Porter aqui.