arrow_backVoltar

No Rio de Janeiro

Lei restringe 'palavras estrangeiras' em anúncios

22.05.09

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), sancionou essa semana lei que obriga tradução de palavras estrangeiras em peças publicitárias.


Quem desrespeitar a lei estará sujeito a uma multa de R$ 5 mil. Na primeira reincidência, o valor será dobrado; na segunda, o alvará da empresa será suspenso.


O vereador Roberto Monteiro (PC do B) propôs a lei em 2007. Ele argumenta que quis "preservar a cultura do país e facilitar a compreensão da 'propaganda' por quem não conhece outros idiomas além do português".


Segundo o vereador, a fiscalização deverá ser definida pela prefeitura. 


Com informações da Folha Online, leia na íntegra aqui.


Comentários

Marcelo
-  E quando fizer parte do conceito? Nao podera mais? Quero ver essa lei dar o que falar... E pra falar e-mail ou internet ou site? Agora vai ser correio eletronico, rede mundial de computadores, sitio?


awey - ainda bem que a TIF não é do rio


Julio Andrada -  Estúpido! Machado de Assis, Lima Barreto, Fernando Pessoa... praticamente todos os grandes escritores da Língua Portuguesa fizeram quotes (se me permitem o estrangeirismo!) em outros idiomas, especialmente inglês e francês. Usar palavras em português não defende nossa cultura. É uma noção completamente errada de cultura a desse vereador.


Zeca - Mais uma patifaria...


Roger -  Que eu saiba a propaganda não precisa de ajuda externa para ser compreendida por seu púlico-alvo. Afinal, os redatores publicitários são especialistas em se fazer compreender. E se não são capazes, simplesmente não são contratados. É simples assim.


Vanessa -  Creio que nenhum publicitário quer correr o risco do público não entender sua mensagem. Palavras em inglês, como comentado pelo Marcelo, são pertinentemente usadas em anúncios. Existem outras formas muito mais eficazes e inteligentes de se preservar a cultura. OKAY? Tks.


 Carlos Araújo -  Gostaria de saber como serão os próximos anúncios de cursos de língua estrangeira.


 

No Rio de Janeiro

/