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Geração Britney Spears

Ryanair rebate acusação de ser sexista

16.10.08

O Conselho sueco de Ética Comercial contra Sexismo na Propaganda (ERK) acusou a companhia aérea irlandesa Ryanair de promover propaganda sexista.


Conhecida por vôos regionais de baixas tarifas na Europa, a empresa chegou a ridicularizar o que chamou de "comentários estúpidos" feitos por uma política feminista sueca, que sugeriu um boicote contra a empresa após a recusa da companhia em se retratar.


A companhia aérea foi criticada num relatório do Conselho de Ética em virtude de campanha veiculada na Suécia no ano passado, com o objetivo de promover vôos baratos no período de volta às aulas.


Os anúncios e outdoors da Ryanair mostravam uma mulher de minissaia e mini blusa, fotografada como uma estudante, ao lado de um quadro-negro, com o texto: "As ofertas mais quentes da volta às aulas".


Na opinião do Conselho de Ética sueco - que divulgou uma recriminação pública contra a Ryanair - a mulher vestida no pequeno uniforme escolar "é usada para atrair a atenção de uma forma sexual, que é ofensiva às mulheres em geral".


A companhia aérea recusou-se a fornecer a explicação solicitada pelo órgão e decidiu partir para a ofensiva, defendendo "o direito das garotas suecas de tirarem suas roupas se elas quiserem".


Em tom irônico, a empresa acusou o Conselho de Ética sueco de estar "fora de sintonia com a geração Britney Spears", e questionou se a entidade estaria de fato refletindo a visão da maioria dos suecos.


"Temos certeza de que os sem-graça do ERK não falam pela maioria dos notoriamente liberais suecos", disse a Ryanair em um comunicado, acrescentando não ter recebido reclamações sobre as campanhas realizadas na Grã-Bretanha e Irlanda, que usaram a mesma imagem do comercial sueco.


"Os anúncios simplesmente refletem a maneira como muitas jovens gostam de se vestir. Esperamos que os integrantes do ERK relaxem um pouco", diz o comunicado.


Diante da recusa da Ryanair em se desculpar pela campanha, a política feminista sueca Birgitta Ohlsson decidiu pedir um boicote dos consumidores à companhia aérea.


"A Ryanair está se apoiando em valores ultrapassados e anacrônicos, e se orgulha disso. Há muitas outras empresas aéreas de baixo custo para escolher", disse Birgitta.


O porta-voz da companhia aérea, Stephen McNamara, anunciou no comunicado que vai "celebrar o sexy comercial sueco" com uma promoção especial de um milhão de bilhetes aéreos de baixíssimo custo, aproveitando a onda de interesse gerada pela controvérsia em torno dos anúncios.


Com informações da BBC Brasil, leia na íntegra aqui.

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