arrow_backVoltar

Cannes Lions 2008

Polêmica envolve Leão da TBWA

18.07.08

Campanha da TBWA Paris, criada para a Anistia Internacional, ganhadora de Leão de Bronze em Cannes, este ano, vem causando polêmica.


O escritório do anunciante, em Londres, afirmou ter decidido não usar esses anúncios (*) criados pela TBWA Paris para a entidade, por ter preferido adotar um foco mais positivo em sua campanha relativa aos Jogos Olímpicos.


"O resultado não foi adequado à mensagem que desejamos passar nesta campanha", disse a porta-voz  Josefina Salomon.


Contudo, a Amnesty International permitiu à TBWA Paris veicular a campanha uma vez para que ela pudesse ser inscrita no Festival de Cannes.


A partir da premiação recebida, as peças rodaram fortemente pela internet, e começaram os problemas.


Afinal, a campanha é bastante crítica à questão do desrespeito aos direitos humanos no país.


Os três anúncios dizem "After the Olympic Games, the fight for human rights must go on" (Depois dos Jogos Olímpicos, a luta pelos direitos humanos deve continuar).

Segundo a imprensa internacional (veja matéria do Wall Street Journal), Tom Carroll, presidente e CEO da TBWA Worldwide, pediu desculpas pela inscrição da campanha no Festival sem prévia aprovação ou conhecimento da cúpula da agência.


A rede TBWA tem agência na China, o que torna a situação ainda mais delicada. E o pior: a TBWA atende Adidas, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos.


Os blogs do país começaram a sugerir que os chineses 'boicotassem' todos os trabalhos criados pela TBWA. Um deles foi mais longe: sugeriu que todos os chineses que trabalhassem para a agência pedissem demissão. "I suggest that all Chinese employees in TBWA resign from this company," escreveu um blogger no Netease.com.

Consumidores na  China não têm brincado em serviço quando o assunto é boicotar uma marca, personalidade ou seja o que for que tenha 'ofendido sentimentos patrióticos'. Depois das manifestações contrárias à China em Paris, quando a Tocha Olímpica passou pela França, em abril, consumidores lançaram um boicote ao Carrefour, uma das maiores redes de supermercados presente na China.


Louis Vuitton e Christian Dior também receberam o mesmo tratamento depois que a atriz Sharon Stone sugeriu que o terremoto que atingiu a China era por causa do "karma" criado em função da forma como o governo trata a população tibetana (relembre aqui).


No site da Anistia Internacional é possível ler sobre a preocupação da entidade quanto à situação da China (espie aqui).

(*) Títulos dos anúncios: ARCHERY, WEIGHTLIFTING, SWIMMING


Anunciante: AMNESTY INTERNATIONAL

Produto:  HUMAN RIGHTS AWARENESS


Agêmcia: TBWAPARIS - FRANCE


Comentários

Marcelo Dalbosco - A China é que merece boicote. Eu não assistirei a nenhum jogo, nenhuma prova das olímpiadas.


 

Cannes Lions 2008

/