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Na Grã-Bretanha

Anúncio de anti-rugas é proibido

16.12.09

Anúncio impresso de um creme anti-rugas para os olhos teve sua veiculação proibida na Grã-Bretanha depois que mais de 700 pessoas reclamaram que a foto usada foi retocada.


A peça para produto da marca Olay, da Procter & Gamble, veiculada em uma revista britânica, trazia a ex-modelo Twiggy, de 60 anos.


A P&G admitiu que houve "um pequeno retoque" na foto utilizada, e acabou substituindo-a por outra imagem que não tem "trabalho de pós-produção" na área dos olhos da ex-modelo.


A Advertising Standards Authority (ASA) sentenciou que o anúncio dava uma "impressão enganosa" ao consumidor sobre os efeitos obtidos com o uso do produto.


"Consideramos que a combinação de referências a 'um olhar mais jovem', junto com a promessa de 'reduzir a aparência de rugas e olheiras' e o retoque da imagem na área dos olhos de Twiggy, daria margem a enganos", afirmou a ASA.


A P&G defendeu que é "uma prática aceitável na indústria da publicidade escolher mulheres bonitas como Twiggy para serem suas modelos, e usar cosméticos, maquiagem, cabeleireiro e técnicas de iluminação para mostrá-las em sua melhor forma".


A empresa negou que o anúncio poderia incentivar as mulheres a ter uma percepção negativa sobre seu corpo.


As reclamações dos consumidores foram feitas no site de uma campanha lançada pela parlamentar escocesa Jo Swinson, do Partido Liberal-Democrata.


Leia a matéria da BBC Brasil na íntegra aqui.


Comentários

fernando -  so what?? nada mais importante sobre o mercado para publicar? papo furado, hein, redação!


Nota da Redação: Está nervoso, Fernando? Tire férias! Abs!


 

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