arrow_backVoltar

Procon-SP

Bancos em destaque no ranking de reclamações

11.03.10

As instituições financeiras ocupam quatro das dez primeiras posições no ranking de reclamações do Procon-SP, que será divulgado nesta sexta-feira (12).


Itaú (segundo lugar), Bradesco (sétimo), Unibanco (oitavo) e Banco Ibi (nono) somam 3.849 manifestações de consumidores insatisfeitos, que reclamaram em 2009.


A Febraban, federação que representa os bancos, não se manifesta.


As principais reclamações se referem a cobranças de compras feitas após furto ou roubo do cartão de crédito, de serviços não solicitados (como seguros de vida) e de valores diferentes aos que foram negociados no parcelamento da fatura do cartão.


Os consumidores também reclamam do pagamento de taxas de emissão de boleto e de tarifa de abertura de crédito, ambas proibidas pelo Banco Central.


Somando os quatro bancos acima e seus concorrentes, o grupo "assuntos financeiros" soma 21% de todas as reclamações.


Apesar da fusão, Itaú e Unibanco aparecem individualmente no ranking porque, para seus clientes, a operação de cada um dos bancos ainda se apresenta de forma autônoma.


O levantamento abrange o período de 1/01/2009 a 31/12/2009 e listou 2.925 fornecedores que atuam no Estado de São Paulo.


Ao longo de 2009, os técnicos da Fundação Procon-SP realizaram 533.805 mil atendimentos, contra 531.116 mil no mesmo período do ano anterior.


No ano de 2008, as cinco empresas que lideraram o ranking foram, na ordem: Telefônica, Itaú, TIM Celular, Unibanco e Brasil Telecom.


Com informações de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.


Comentários

Pablo -  - Totalmente de acordo com a pesquisa, faltou um dado - o maldito telemkt dos bancos que continuam a torrar o saco, Itaú, e até mesmo Citi bank exageram e muito. Tem que multar pesado.


 

Procon-SP

/