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Bancos em destaque no ranking de reclamações
As instituições financeiras ocupam quatro das dez primeiras posições no ranking de reclamações do Procon-SP, que será divulgado nesta sexta-feira (12).
Itaú (segundo lugar), Bradesco (sétimo), Unibanco (oitavo) e Banco Ibi (nono) somam 3.849 manifestações de consumidores insatisfeitos, que reclamaram em 2009.
A Febraban, federação que representa os bancos, não se manifesta.
As principais reclamações se referem a cobranças de compras feitas após furto ou roubo do cartão de crédito, de serviços não solicitados (como seguros de vida) e de valores diferentes aos que foram negociados no parcelamento da fatura do cartão.
Os consumidores também reclamam do pagamento de taxas de emissão de boleto e de tarifa de abertura de crédito, ambas proibidas pelo Banco Central.
Somando os quatro bancos acima e seus concorrentes, o grupo "assuntos financeiros" soma 21% de todas as reclamações.
Apesar da fusão, Itaú e Unibanco aparecem individualmente no ranking porque, para seus clientes, a operação de cada um dos bancos ainda se apresenta de forma autônoma.
O levantamento abrange o período de 1/01/2009 a 31/12/2009 e listou 2.925 fornecedores que atuam no Estado de São Paulo.
Ao longo de 2009, os técnicos da Fundação Procon-SP realizaram 533.805 mil atendimentos, contra 531.116 mil no mesmo período do ano anterior.
No ano de 2008, as cinco empresas que lideraram o ranking foram, na ordem: Telefônica, Itaú, TIM Celular, Unibanco e Brasil Telecom.
Com informações de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Comentários
Pablo - - Totalmente de acordo com a pesquisa, faltou um dado - o maldito telemkt dos bancos que continuam a torrar o saco, Itaú, e até mesmo Citi bank exageram e muito. Tem que multar pesado.