Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Corinthians e São Paulo ultrapassam Flamengo
O Flamengo já não lidera mais o ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional.
As ações de marketing do centenário do clube, além da grande presença de público nos estádios, levaram o Corinthians a se tornar a marca de maior valor do futebol em 2010: R$ 749,8 milhões.
Estudo realizado pela Crowe Horwath RCS e citado pela Agência Estado, aponta que o São Paulo também conseguiu avançar e assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões.
O Flamengo agora é o terceiro, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhões.
O Palmeiras se manteve na quarta posição (R$ 444,1 milhões). O Vasco ganhou duas em relação a 2009 e agora é sétimo.
O campeão brasileiro Fluminense, curiosamente, caiu uma colocação.
A metodologia utilizada pela Crowe Horwath RCS tem 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.
Os valores diretamente relacionados ao cálculo do valor da marca foram consolidados em quatro macro receitas: marketing, estádio, sócios e mídia.