arrow_backVoltar

Conteúdo compartilhado

Ibope analisa uso de mídia colaborativa

26.01.09

O Ibope Inteligência entrevistou 600 participantes do Campus Party, evento sobre tecnologia digital (aqui), nos dias 20 e 21 de janeiro. 


Mais de 90% dos entrevistados estão, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas, seja como consumidores ou produtores de conteúdo.


De acordo com o estudo, 46% dos respondentes afirmam sempre ler comentários de outros internautas antes de fazer compras, online ou em lojas físicas, contra 40% dos entrevistados que sempre visitam o site do fabricante/fornecedor antes de uma compra.


Além disso, 20% postam opiniões sobre produtos e serviços com frequência, sendo que 57% já o fizeram pelo menos uma vez.
 
Do total de entrevistados, 87% possuem perfil em algum site de relacionamento e, deste total, 17% o atualizam pelo menos uma vez por dia. Diariamente, 34% deixam mensagens ou imagens no perfil de outras pessoas.


A pesquisa revela ainda que 91% dos entrevistados possuem interesse em blogs, mas apenas 31% declaram ser autores de um.


O índice de leitura diária atinge 38% e o índice de atualização diária, entre os autores, é de 29%.


Em relação aos comentários em blogs de outras pessoas, 32% dos usuários de blogs fazem pelo menos um “post” por semana, 12% o fazem pelo menos uma vez por dia.


Cerca de 21% dos entrevistados contribuem diariamente para algum fórum de discussão e 57% visitam estes fóruns pelo menos uma vez por semana, 16% o fazem várias vezes ao dia.


O levantamento apurou também que 36% dos entrevistados já contribuíram pelo menos uma vez na edição de artigos com Wikis e 87% utilizam Wikis como fonte de informação sobre diversos assuntos.


Dos entrevistados, metade já fez tags para outras páginas da web e 28% utilizam tecnologias RSS com frequência diária.


O Twitter é utilizado por 24% dos entrevistados, e a freqüência de acompanhamento chega a “várias vezes ao dia” por parte de 11% deles.


As principais motivações para utilização das diversas tecnologias colaborativas são assuntos relacionados à diversão (29%), seguida pelo desenvolvimento profissional/vantagens financeiras (25%) e aprendizagem e educação (24%). Já 15% afirmam utilizar estas tecnologias para “ajudar os outros e/ou a comunidade”.


Entre os principais bens e serviços que os participantes da Campus Party pretendem adquirir em 2009, o item “viagens”, com 52%, supera “Computador/Hardware”, com 48%, seguido, na contramão da crise, pelo automóvel (28%), máquina fotográfica digital (25%), software (23%), telefone celular (20%) e smartphone (16%).


“Embora não seja representativo do internauta brasileiro em geral, esse levantamento permitirá aperfeiçoar uma metodologia de classificação de hábitos e atitudes em relação à mídia social e às motivações que levam as pessoas a criar conteúdo compartilhado, seja para diversão ou para expressar opiniões sobre marcas, produtos e até candidatos políticos”, afirma Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do Ibope Inteligência. 

Conteúdo compartilhado

/