Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
AmBev em prol do uso consciente da água
A AmBev lançará, no dia Mundial da Água (22/03), o "Movimento Cyan", campanha de mobilização pelo uso sustentável deste recurso natural.
A expectativa é de que o movimento possa contar com a adesão de diversos setores da sociedade, inclusive de outras empresas e de cidadãos, para debater o assunto sob vários aspectos. Inicialmente, o projeto promoverá palestras com especialistas e ações interativas.
O tema "água" e o Movimento Cyan foram sugeridos à AmBev pela Loducca.MPM, entre outras razões, porque o recurso natural responde por 95% da matéria-prima utilizada na composição da cerveja, um dos principais produtos da AmBev.
A companhia de bebidas lança o movimento por meio de duas parcerias. A primeira com a WWF-Brasil, que prevê a 'adoção' da bacia de Corumbá-Paranoá, no Distrito Federal.
Além de participar com recursos financeiros, a AmBev também assumirá a preservação da bacia, realizando ações educativas e de conscientização da população local.
A segunda parceria da AmBev é com a USP (Universidade de São Paulo) e com a ONG holandesa WFP (Water Footprint Network). A entidade irá mensurar a "pegada hidrológica" da companhia, medindo a utilização da água nos diversos processos de produção fa AmBev, para, no futuro, controlar melhor sua utilização.
O "Movimento Cyan" se iniciará efetivamente no dia 22, no Porão das Artes (Fundação Bienal de São Paulo), a partir das 19h, com debate com o economista Ladislau Dowbor e a ambientalista Marcia Brewster.
O evento contará ainda com exposição de fotose exibição de filmes, entre outras ações.
Além disso, será lançada uma instalação interativa, a Casa Líquida, cujo objetivo é trazer para a rotina de uma família o conceito de "pegada hídrica", identificando o quanto se gasta de água para produzir cada item de uma casa.
A Loducca.MPM está em processo de criação de campanha impressa para divulgar o movimento. A agência bolou ainda um aplicativo, chamado "Menos 1 Litro", que permitirá aos usuários sugerir ideias de como economizar um litro de água em ações do dia-a-dia. Cada litro economizado será registrado no site do Movimento (que está sendo desenvolvido pela TV1.Com).
Por enquanto, é possível visitar o blog do Movimento.
A AmBev anuncia que irá investir na área ambiental R$ 44 milhões em 2010.