arrow_backVoltar

Classificação indicativa

TVs tentam anular efeitos de horário de verão

13.10.08

A Globo, a Record e o SBT articularam movimento para tentar, nesta semana, anular os efeitos do horário de verão na classificação indicativa.

O horário de verão, que se inicia sábado (18), será o primeiro sob a vigência de portaria do Ministério da Justiça, que obriga as redes a cumprirem a classificação indicativa nos Estados com fusos diferentes do de Brasília.


O Nordeste ficará uma hora defasado em relação ao Sudeste. Estados como Amazonas e o Mato Grosso ficarão duas horas defasados.

Na semana passada, as emissoras fizeram consultas aos ministérios das Minas e Energia e da Justiça, questionando se horário de verão é diferente de fuso horário.


Se a resposta for sim, elas ficarão desobrigadas de cumprir a classificação indicativa integralmente.

De acordo com a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), nesta terça-feira (14), as redes apresentarão estudos sobre os impactos que o horário de verão causará em suas programações.

Na Record, por exemplo, "Os Mutantes" passará a entrar em parte do Norte às 19h, mas a novela é classificada como imprópria para menores de 12 anos, inadequada para antes das 20h.

A Globo já tem uma grade especial para os Estados com fuso de menos 1h (que passarão a menos 2h), então não enfrentará novas dificuldades agora. Mas terá quando estrear "Big Brother Brasil", impróprio para menores de 16 anos (22h).


As informações são de Daniel Castro, da Folha de S.Paulo.

Classificação indicativa

/