arrow_backVoltar

Na Grã-Bretanha

Governo lança campanha para conter esfaqueamentos

29.05.08

O governo britânico lança campanha de 3 milhões de libras mostrando imagens gráficas de ferimentos provocados por facas, em uma tentativa de conter uma onda de esfaqueamentos de jovens que está chocando o país.


As peças publicitárias foram criadas por 18 jovens que, de alguma forma, estiveram envolvidos em crimes com facas. O objetivo é mostrar as conseqüências de andar armado.


Uma das fotos traz um homem com uma faca e uma chave de fenda enterrados em seu peito. Outras, mostram ferimentos profundos feitos a faca.


Só neste ano, 14 jovens foram mortos esfaqueados em Londres. A última vítima foi Rob Knox, de 18 anos, ator da série de filmes Harry Potter, esfaqueado do lado de fora de um pub no sul da cidade.


Facas são usadas em 8% dos crimes violentos na Grã-Bretanha, segundo dados do British Crime Survey, e o número de ofensas permaneceu estável na última década, mas a idade das vítimas está diminuindo.


A primeira fase da campanha, prevista para durar três anos, contará com anúncios nos jornais e nas rádios, além de vídeos para serem enviados pela internet ou por telefones celulares.


A campanha também conta com peças impressas dirigidas às mães, encorajando-as a conversar com os filhos sobre crimes com facas.


Com informações da BBC Brasil.

Na Grã-Bretanha

/