Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Marcos Valério está detido
A Polícia Federal (PF) prendeu 17 pessoas na Operação Avalanche, realizada nesta sexta-feira (10), em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Segundo investigações da PF, o grupo criminoso é composto por empresários, despachantes aduaneiros, advogados e policiais civis e federais. Eles praticavam extorsão, fraudes fiscais e corrupção.
Segundo a PF, foram cumpridos 17 mandados de prisão, sendo oito preventivos e nove temporários, além de 33 ordens de busca e apreensão. O empresário Marcos Valério está entre os presos, segundo informa o advogado dele, Marcelo Leonardo.
"Não temos informações sobre o conteúdo das acusações, mas sabemos apenas que o mandado de prisão foi expedido pela Justiça de São Paulo", disse Leonardo. Ele deve ser ouvido na sede da Polícia Federal de São Paulo.
A ação contou com apoio da Polícia Civil, Receita Federal e Estadual. O cerco começou quando foram cruzados dados de empresários que apresentavam problemas junto ao fisco e que praticavam extorsão, exigindo valores em troca de possível solução.
Segundo a PF, o segundo grupo atuava em fraudes fiscais visando a prática de importações ilegais por meio de empresas de fachada, contando com a ação de despachantes aduaneiros junto ao Porto de Santos.
Ainda de acordo com a PF, o terceiro grupo foi identificado no momento em que uma empresa, autuada pela Receita Estadual em mais de R$ 100 milhões, usou como defesa a desmoralização dos fiscais responsáveis pela autuação.
Leia matéria do G1 na íntegra aqui.