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Ponto extra continuará a ser cobrado
As empresas de TV paga continuarão a cobrar pelo ponto extra a partir de segunda-feira (02), quando entrará em vigor o novo regulamento para o setor, segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).
No ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia anunciado que a cobrança deixaria de ser feita. Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), existe um sinal de que a agência está voltando atrás.
O regulamento é bastante claro quanto à impossibilidade de cobrança, disse Daniela Trettel, advogada do Idec. O que a gente vê é má-fé.
O artigo 29 da resolução 488 da Anatel, que trata do assunto, diz a utilização de ponto extra e de ponto de extensão, sem ônus, é direito do assinante, pessoa natural, independentemente do plano de serviço contratado. O artigo seguinte prevê que a empresa pode cobrar pela instalação, ativação e manutenção da rede interna. As regras também prevêem que o assinante pode instalar ele mesmo ou contratar de terceiros a instalação do ponto adicional.
As empresas de TV paga interpretam o artigo 30 como uma garantia de que podem cobrar pelo ponto extra. Não pelo conteúdo, mas pela infra-estrutura. O ponto extra continua a ser cobrado, afirmou Alexandre Annenberg, diretor-executivo da ABTA. A redação das regras é que não ficou clara. Segundo ele, a rede interna do cliente faz parte da rede da operadora. Existem diferenças entre uma rede inerte, como a telefônica, e uma ativa, como a de cabos.
No dia 14, o Idec enviou uma carta à agência questionando a Anatel sobre o ponto extra, com prazo de resposta de 15 dias.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
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